Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Sam & Ruby: quando a música brota do fundo da alma



Sintonia é o grande destaque entre Sam e Ruby, principalmente durante as gravações

  
  O ponto forte da dupla Sam & Ruby é a mistura de R&B, Folk e Pop, além do calor que eles colocam nas suas canções. Rubi Amanfu é dona de uma bela voz, onde sabe com mestria misturar Soulful e Gospel. Complementa Sam Brooker. A meta de ambos é atingir coração e cabeça dos fãs. O hit “The Here and Now” tem essa clara proposta, para que as pessoas se levantem para dançar de rosto coladinho.

  Atualmente são poucas as duplas que conseguem essa alquimia sem grande esforço. O curioso é que há dez anos, quando Ruby ouviu seu futuro parceiro cantar, sentiu-se abençoada por estar naquele clube e ouvir alguém que iria enriquecer cada vez mais a Black Music norte-americana.  Os dois viraram amigos e Nashville (a Meca da música country nos Estados Unidos) ganharia mais um grandioso ponto.

  Com o passar do tempo, ambos passaram a comungar o mesmo ideal musical. Um assistia ao show do outro. Ruby, de Gana (África), passou a maior parte de sua vida em Nashville. O pai, cientista da computação, acabou funcionário de uma empresa no Tennessee e a levou para lá quando tinha três anos de idade.

  Cristãos, os pais de Ruby não a deixavam ouvir músicas do mundo. Só permitiam Clássicos, nem o Jazz entrava nessa parada. Nessa época aprendeu a compor. Aos dez anos de idade ganhou o disco de Madonna, Like a Prayer.  Enquanto isso, Sam o futuro parceiro, crescia de outra forma em Green Bay, no Wisconsin. Em casa ouvia de tudo, inclusive Funk (o original dos Estados Unidos), como Parliament, Band Bootsy Rubber e Prince.

   O envolvimento com a Black Music foi tão elevado, que ele fundou uma banda na faculdade. Após a formatura passou a tocar em bares, casamentos e ficaram famosos na cidade. Começou a ganhar dinheiro naquilo que gostava: cantar! Fez contatos em Nashville e gravou um CD. O produtor lhe disse que o seu trabalho era ruim, mas sua voz era boa. Gravou outro álbum. Tudo isso antes de surgir a dupla Sam & Ruby.

  Mudou-se para Nova York em busca de carreira-solo. Ruby lançou um álbum solo, Smoke and Honey, no Reino Unido e chegou ao topo das paradas britânicas com o hit “Sugah”.  Com o retorno de Sam, eles se encontraram e gravaram a canção ““ The Here and Now”, lançando as bases de um futuro brilhante. Em 2005 foram convidados para tocar no Voodoo Experience Music, em Nova Orleans, onde gravaram um CD, com mixagem e masterização feitas num apartamento. Porém, a qualidade chamou atenção do mercado.

   Em 2007, o hit “The Sky is My Home” recebeu indicação ao Grammy e vários elogios da crítica especializada. O que começou como dueto vocal acabou crescendo por causa da grande harmonia entre ambos. Quando estão cantando é difícil descobrir qual é a voz de Sam ou Ruby. O segredo deles é interpretar as canções com a grande energia vida do fundo do coração. Isto poucos artistas fazem.  Este detalhe separa os bons dos medíocres, sendo os últimos frutos de esquema de marketing das gravadoras. Artistas de proveta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário