Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

segunda-feira, 24 de março de 2014

Steven Wilson: Grande astro do Saxofone



Steven começou a estudar Música aos 12 anos

Luís Alberto Alves

 Em 9 de fevereiro de 1961, em Hampton, Virginia, nascia Steve Wilson. Doze anos depois começaria estudar música e logo depois passaria a tocar saxofone alto em bandas locais de R&B, porém acabou seduzido pelo Jazz. Quando frequentava a Virginia Commonwealth University, em Richmond, começou a tocar sax alto e soprano com a Orquestra de Jazz de VCU.

 Trabalhou com diversos músicos convidados, como Jaki Byard e Frank Foster e às vezes até participar de gravações com eles. Em 1986 virou membro externo da The Blue band, patrocinada pela Blue Note Records e no ano seguinte mudou para Nova York.

 Participou de turnês nacionais e internacionais, tocando com a banda de Lionel Hampton. Em 1988 entrou para o grupo do baterista Ralph Peterson, Fo´tet. Até o final daquela década esteve ao lado de feras como Renée Rosnes, Michele Rosewoman, a Orquestra de Jazz Americano, a Orquestra de Jazz Masteworks Smithsonian e Buster Williams.

 No começo da década de 1990 ganhou mais experiência tocando junto com Bruce Barth, Louie Bellson, Terrell Stafford, Didier Lockwood e Peterson.  Em 1994 tocando sax tenor e soprado, bem como sax alto, passou a gravar seus próprios discos, usando músicos como Barth, Mulgrew Miller, Cyrus Chestnut e Lewis Nash.

 Os discos foram bem recebidos pela crítica, pois tinham pegada popular e ganhou várias fãs. Continuou a gravar, aparecendo com Ingrid Jensen, Dena DeRose e outros. No final da década de 1990 se uniu a Chick Corea em turnês e gravando com a banda original dele e também em seu próprio nome, pela Stretch Records.

 Wilson é um músico improvisador e muito criativo, tocando de forma acessível e bem melodiosa, tanto em sax alto ou soprano. Durante sete anos, até 1998, ele era um membro do corpo docente adjunto William Paterson College, em Wayne, New Jersey.


Nenhum comentário:

Postar um comentário