Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

sábado, 8 de março de 2014

Bobby Marchan: A drag queen da Black Music


Marchan ganhou destaque como drag queen em New Orleans

Luís Alberto Alves

 Foi em 30 de abril de 1930, em Youngstown, Ohio, que Bobby Marchan veio ao mundo, de onde partiu em dezembro de 1999, quando estava em New Orlenas, Lousiana. Nessa cidade teve sucesso moderado, tanto como cantor de Rock quanto de Soul.

 Ele começou se apresentar em Ohio como cantor e aos 24 anos, em 1954, resolveu ir para New Orleans no papel de drag queen no grupo Powder Box Revue. Nessa época gravou as primeiras canções para Aladdin Records.

Em 1957 entrou na banda Huey ‘Piano’ Smith and the Clowns como vocalista, chamando atenção por causa do estilo de cantar, principalmente Boogie Woogie. Gravou vários hits de Rock, como: “‘Rockin’ Pneumonia” e “The Boogie Woogie Flu” e “Don’t You Just Know It”.

 Em 1960 saiu dessa banda para explodir nas paradas com a canção “There Is Something On Your Mind”, chegando ao primeiro lugar nas paradas de R&B e Pop. A versão de Marchand causou impacto por causa da interpretação apaixonada da letra que falava de um homicídio por causa de ciúme sexual, em cima do hit anterior, de Larry Darnell “I’ll Get Along Somehow”, gravada em 1949.


 O ano de 1966 marcou outro sucesso, mas moderado, nas paradas com o hit “Shake Your Tambourine”. Continuou gravando no começo da década de 1970, porém sem grandes destaques. Passou a ganhar a vida trabalhando como travesti no New Orleans’ Bourbon Street e mestre de cerimônias em diversos clubes até morrer de câncer no final de 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário