Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

The Blues Brothers: Brincadeira que se transformou numa grande banda



Ray Charles junto com os Blue Brothers no filme que acabou virando uma banda musical



 The Blues Brothers são uma banda de blues americano e soul revivalista fundada em 1978 pelos comediantes Dan Aykroyd e John Belushi como parte de um esboço musical no filme Saturday Night Live. Belushi e Aykroyd, respectivamente em caráter como vocalista "Joliet" Jake Blues e harpista / vocalista Elwood Blues, liderou a banda, que era composta por músicos conhecidos e respeitados. A banda fez sua estreia como convidado musical em 1978, episódio de Saturday Night Live.

 A banda começou a ter uma vida além dos limites da tela da televisão, lançando um álbum, Briefcase Full of Blues, em 1978, e depois ter um filme de Hollywood, The Blues Brothers, criada em torno de seus personagens em 1980, que no Brasil foi exibido como Os Irmãos Cara de Pau.

 Após a morte de Belushi em 1982, os Blues Brothers continuaram a realizar com uma rotação de cantores convidados e outros membros da banda. O grupo original foi reformado em 1988 para uma turnê mundial e novamente em 1998 para uma sequência do filme, Blues Brothers 2000. Eles fazem aparições regulares em festivais musicais em todo o mundo.

 Os membros da banda eram grandes estrelas do Blues e Soul Music, como: Elwood J. Blues (gaita, vocal), “Joliet” Jake E. Blues (vocais),  Steve “The Colenel” Cropper (guitarrista do Booker T & The MGs), Donald “Duck “ Dunn (guitarra e baixo do Booker T & The MGs), Murphy Dunne (teclados), Willie “Too Big” Hall (baterista da banda Bar-Kays), Steve “Getdwa” Jordan (bateria e percussão), Birch “Carmesim Slide” Johnnson (trombone), Tom “Bones” Malone (trombone, trompete e saxofone), “Blue” Lou Marini (saxofone), Matt “Guitar” Murphy (guitarra rítmica), Alan “Mr. Fabulous” Rubin (trompete), Paul “The Shiv” Shaffer (teclados e arranjador) e Tom “Triple Scale” Scott (saxofone).

  As origens da Blues Brothers começaram em 17 de janeiro de 1976 com uma esquete ao vivo do filme Saturday Night. Nele, “Howard Shore e sua banda All-Bee” toca a canção de Slim Harpo, "I'm a King Bee”, com Belushi cantando e tocando gaita e Aykroyd, vestido com os trajes de abelhas que usavam para o desenho Killer Bees.

 Não demorou para as gravações ganharem a simpatia do elenco do filme e passaram a participar do Holland Tunnel Blues Bar de Aykroyd. Dan e John encheu uma jukebox com hits de diversos artistas como Sam e Dave e a banda punk The Viletones. Logo veio um amplificador e alguns instrumentos para quem desejassem fazer uma Jam session. Foi quando Dan começou a escrever o projeto da história inicial do filme Blues Brothers.

 Belushi passou a frequentar o bar e não demorou em os dois começarem a cantar blues em bandas locais. A ideia de colocar chapéu veio de John Lee Hooker e os ternos pretos vieram do conceito que existia a respeito de músico de Jazz nas décadas de 40, 50 e 60.  A experiência musical de Aykroyd veio da época em que participou da Downchild Blues Band, um dos primeiros conjuntos profissionais de Blues no Canadá, nos anos de 1970. O final dessa brincadeira qualquer leitor simpatizante de filmes de Blues sabe como ficou.






Nenhum comentário:

Postar um comentário