Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Macy Gray: Outra grande cantora nascida em Ohio


Macy é cantora, compositora, produtora e atriz


 Macy Gray, 46 anos, nascida Natalie Renee McIntyre, é compositora e cantora de R&B e Soul Music, produtora, atriz e famosa por sua voz rouca influenciada pelo estilo de Billie Holiday e Betty Davis. Já lançou cinco álbuns de estúdio, uma coletânea e um disco ao vivo. No quarto álbum (2007), Big recebeu cinco indicações ao Grammy, ganhando um troféu. Apareceu em diversos filmes, incluindo Training Day, Homem Aranha e Idlewild. Ela é conhecida pelo hit internacional do single: “I Try”, que saiu do CD On How Life Is. No final de 2008 ganhou o apelido Nemesis Jaxson.

 Macy é filha adotiva. Viveu a maior parte da vida em Canton, Ohio, sede do Pro Football Hall os Fame, onde trabalhou por pouco tempo aos 12 anos. Ao sair dali decidiu seguir carreira na música após ter sido expulsa da Western Reserve Academy, em Hudson, onde estava desde os 14 anos. Porém, o sucesso veio de surpresa, quando estava na Universidade do Sul da Califórnia e concordou em escrever canções para um amigo. Foi ao estúdio assistir a gravação de uma cantora, que não conseguiu entender as letras. Ela assumiu o microfone e entrou na estrada do ShowBiz.

 Depois conheceu o compositor e produtor Joe Solo em Beverly Hills. Juntos escreveram várias canções e gravaram no estúdio dele. A fita demo chamou a atenção  e surgiu a oportunidade de Macy cantar no Jazz Café de Los Angeles. Curioso é que ela não gostava da própria voz, que ganhou a simpatia dos simpatizantes do Jazz e da Atlantic Records, que a contratou. Neste intervalo de tempo, sua fita demo continuou ganhando fãs. Até que em 1998 entrou na Epic Records. Para lhe ajudar mais, a banda The Black Eyed Peas gravou o seu hit: "Love Won't Wait".

 Durante 1998 ela trabalhou no álbum de estreia, lançado no Verão de 1999, On How Life Is, que estourou em todo o mundo. Mesmo com o primeiro single: “Do Something” estacionando nas paradas, o segundo “I Try” fez do disco grande sucesso. Ele acabou sendo um dos maiores hits de 1999. Ganhou Disco de Platina quadruplo no Reino Unido e triplo no Canadá. Dois anos depois levou para casa o Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Feminina para “I Try”, também nomeada para Canção do Ano e Gravação do Ano.

Para deixar o bolo mais doce, escreveu músicas com Fatboy Slim, The Black Eyed Peas e Slick Rick, na canção “The World is Yours, da trilha sonora do filme Rush Hour 2. Em 2002 apareceu no filme Homem Aranha fazendo o seu próprio papel de cantora e trabalhou com Santana na faixa “Love? (Sex)”, de seu álbum Shaman. Também fez dueto com Zucchero, que contou com Jeff Beck tocando guitarra nesse CD que saiu em 204. Sua canção “Time of My Life” entrou no soundrack a 8 Mile.

 O ano de 2003 marcou o lançamento do terceiro CD de estúdio, The Trouble With Being Myself, com várias críticas. O primeiro single: “When I See You” virou hit de rádio tanto nos EUA quanto no Reino Unido, embora o álbum não foi bem recebido pelos fãs. Entretanto, ele virou o terceiro Top 20 dela no Reino Unido, com uma coletânea e álbum ao vivo posteriormente liberados: The Very Best of Macy Gray (2004) e Live in Las Vegas (2005). Macy apareceu também na trilha sonora do filme Chicago, ao lado de Queen Latifah e Lil Kim, em Cell Block Tango/He Hand it Comin´


 O ano de 2007 foi mal para Macy. Ela foi expulsa do palco durante show em Barbados ao dizer palavrões, que fazia parte da apresentação, mas desconhecia o rigor da lei daquele país em relação a este tipo de postura. Pediu desculpas ao público para evitar ir em cana. Em março daquele ano soltou o quarto CD de estúdio (sexto no geral), Big.

 Dois singles: "Finally Made Me Happy" e "Shoo Be Doo" foram lançados. Era o retorno de Macy depois de quatro anos desde a gravação do último CD de estúdio. Acabou aclamado pela crítica como o melhor feito por ela. Teve colaborações de Natalie Cole, Fergie, Justin Timberlake e Will.i.am. O disco saiu pela will.i.am´s Records, depois de Fergie do The Dutchess.

Nenhum comentário:

Postar um comentário