Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Koo Moo Dee: O primeiro rapper dos Estados Unidos a fazer show no Brasil

Koo Moo Dee se apresentou no Palmeiras em 1988, trazido pela Chic Show

 Koo Moo Dee é conhecido de quem curtiu os bailes de Black Music promovido pela Chic Show em São Paulo na década de 1980. Ele foi o primeiro rapper norte- americano a fazer show no Brasil, que ocorreu em janeiro de 1988. Dee visitou muito as paradas de sucesso no final dos anos de 1970 e começo de 1990. Entrou na galeria dos primeiros rappers a ganhar um Grammy.

 Nascido em Manhattan, Nova York, ganhou a fama de ser tranquilo, excêntrico e nunca abandonar uma caneta e papel para escrever suas rimas. Com formação universitária, no final de 1970, então com oito anos de idade, conheceu Special K, Dj Easy Lee e LA Sunshine para formar um grupo de Hip-Hop  na escola.  Após muita batalha m 1981 o grupo entrou na Sugar Hill Records, junto com Grandmaster Flash e The Furious Five. Ganhou fama com o hit “The New Rap Language”.

 Em 1985, aos 23 anos, saiu em carreira solo. Nessa época foi estudar comunicação na Universidade Estadual de Nova York, onde se formou. Colaborou com o jovem produtor Teddy Riley ajudando o movimento musical New Kack ganhar espaço na Black Music dos Estados Unidos.

 Com o álbum How Ya Like Me Now (1987), seu maior sucesso comercial, ganhou Disco de Platina. O terceiro, Knowledge is King (1989) rendeu Disco de Ouro. No ano seguinte participou no álbum de Quincy Jones, Back on The Block, junto com os rappers Melle Mel, Big Daddy Kane e Ice-T. Teve sucesso de crítica e ganharam o Grammy de 1991, como álbum do ano.

 Depois lançou Funke, Funke Wisdom (1991), confirmando seu declínio musical, pois este foi o pior álbum que gravou. Saiu da Jive Records em 1992. Dois anos depois soltou o disco Interlude, mas não conseguiu recuperar seu antigo sucesso da década de 1980. Em 1993 gravou seu último disco comercial, com o single “Love Love/What You Wanna Do”, pela OnSpoiled Brat. Em 2003 escreveu um livro descrevendo o mundo do RAP nos Estados Unidos. Atualmente se dedica à carreira de ator de cinema e participa de programas de televisão onde interpreta sua própria carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário