Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Too Short: Rapper que já vendeu mais de 11 milhões de discos

Too Short já tem 17 álbuns lançados e vendeu mais de 11 milhões de discos

 Todd Anthony Shaw, 48 anos, é mais conhecido por showbiz Too $hort. Como rapper, começou a carreira aos 14 anos, em 1980, em Oakland, Califórnia. Too Short já vendeu perto de 11 milhões de discos nos Estados Unidos. Tem 17 álbuns lançados e média de 600 mil cópias por disco.

 Nasceu no sul de Los Angeles e cresceu em East Oakland durante a adolescência. No começo de 1980 passou a produzir RAPs personalizados, conhecidos como pedidos especiais, para colegas de escola, como Freddy B. Três anos depois soltou o primeiro álbum, Don´t Stop Rappin´ pelo selo 75 Girls. Neste e nos dois outros discos estavam presentes batidas simples, com a bateria eletrônica LinnDrum, que depois mudou para TR – 808 e TR – 909 e mid – to- late.

 O ano de 1986 marcou a criação de sua própria gravadora, junto com Freddie B, a Dangerous Music Records para distribuição regional de discos.  Depois ela mudou de nome para Short Records, e em seguida para Up All Nite Records. Com a gravação do disco Life is Too Short, ele começou a incutir repetidos riffs de Funk, em vez de amostras, nas suas batidas.

 Nos álbuns seguintes, incluindo Get in Where You Fit in (1993) e Cocktails (1995) tratou de questões semelhantes. Três anos depois aposentou o RAP solo com o lançamento de Getin ´It. Mais tarde se casou com Erica Escarcega (2000) e tem quatro filhos. Mora em Novo México.

 A partir dai incluiu no seus trabalhos colaborações de rappers como Diddy, The Notorious BIG, Scarface, UGK, Jay-Z e Snoop Dogg. Uma de suas participações mais notáveis durante esse período foi na faixa "The World Is Filled..." do clássico álbum de Notorious, Life After Death, com Short vindo na terceira estrofe após Diddy e Biggie. O destaque neste disco o apresentou para um público mais amplo. Ele apareceu também em TWDY do hit single "Player's Holiday" do disco de estreia de Derty Werk (1999), bem como a compilação da Priority Records.

 Após essas apresentações passou a trabalhar no 11º disco, Can´t Stay Away, incluindo participações de 8Ball & MJG, Jay-Z, Jermaine Dupri, Sean Combs, E-40, Daz Dillinger, Lil´Jon, Soopafly, Scarface e B – Legit. Ao mudar para Atlanta passou a trabalhar com vários rappers do sul dos EUA.

Continuou lançando vários álbuns, após 1999, a maioria deles na praia Crunk ou Dirty South Sound, pois já tinha se envolvido com RAP Austral, mas sem desistir dos grooves do Funk, como marca ou estilo sexualmente explícito de seus discos. Soltou no mercado os seguintes CDS: Were You Nasty (2000), Chase the Cat (2001), What´s My Favorite Word? (2002) e Married to TheGame (2003). Todos estouraram na Billboard Hot 200, mas sem a potência dos discos que ele gravou na década de 1990.

 Em 2004 lançou o single “The Ghetto”, que fez parte do popular videogame Grand Theft Auto: San Andreas. Dois depois gravou outro CD, que trouxe de volta o velho Short. A partir de 2007 não repetiu mais os álbuns brilhantes, apesar de ser homenageado como Hip-Hop Honors em 2008 pelo VH1, juntamente com Cypress Hill, De La Soul, Slick Rick e Naughty By Nature.

.Short não é considerado um verdadeiro rapper gangsta, porque seus temas são geralmente sobre sexo e raramente aborda outros aspectos do estilo de vida gangsta. Too Shor afirmou que grande parte de seu RAP, incluindo depoimentos envolvendo sexo, é homenagem ao seu autor favorito, o romancista Philip Roth. Não se pode negar que ele seja mais educado e culturalmente comportado do que a maioria dos rappers.



Nenhum comentário:

Postar um comentário