Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

quarta-feira, 25 de abril de 2012

The Bo-Keys mantém a essência do som de Memphis

The Bo-Keys não só repetiram a tradição instrumental de Memphis como revelam o autêntico som da cidade considerada por muitos como berço da Soul Music. O nome do grupo é uma homenagem ao meninos da superbanda Booker T & The MGs. O baixista Scott Bomar ainda mantém a tradição da Stax Records, responsável por diversos sucessos emplacados nas paradas de todo o mundo nas décadas de 1960 e 1970.
Tudo começou em 1998, quando Bomar foi convidado para montar uma banda para acompanhar o artista da Stax e ex-compositor Sir Mack Rice. A ideia de um combo de Jazz/Soul nasceu, mas levou alguns anos para ganhar vida.
Porém aconteceu um encontro casual entre Bomar e o guitarrista Charles Pitts, da Academia de Música em Memphis, onde ambos ensinavam jovens em risco. Dali surgiu a atual formação dos Bo-Keys. Pitts tinha deixado sua marca no hit "Theme From Shaft", gravado por Isaac Hayes na década de 1970. Também cedeu seu talento para Rufus Thomas na canção "Do The Funky Chiken",  The Soul Children´s , na música "I'll Be The Other Woman",  Isley Brothers , " It´s Your Thing" e Gene Chandler, com "Rainbow´65".
Já o trompetista e vocalista Ben Cauley é outra lenda da Soul Music. É o fundador original dos Bar-Kays e o único sobrevivente do acidente fatal em Madison, Wisconsin, que matou a maioria dos seus colegas de banda e Otis Redding em 1967.
 O baterista Howard Grimes é conhecido como um membro da Secção de Rhythm Hi nos álbuns de Al Green, Ann Peebles e outros na década de 1970. Grimes tocou pela primeira vez em público aos 12 anos de idade, com Rufus Thomas. Ao final da adolescência gravou regularmente em sessões de registros por satélite, que mais tarde se tornaram Stax. Ele também começou a trabalhar com bandleader e produtor musical com Willie Mitchell. Como um membro-chave da banda da casa no estúdio de gravação de Mitchell Reais Memphis, Grimes foi instrumental na criação de algumas músicas mais memoráveis ​​e discos de Soul dos anos 1970.O tecladista Archie "Hubie" Turner é um membro da Secção e muito estimado Rhythm Hi. Como um grande músico do Royal Willie Mitchell Studio, "Hubie" tocou em inúmeros clássicos por Al Green, Ann Peebles e Syl Johnson. Archie é também um membro de muitos grupos cuja rara Memphis 45 são procurados por soul / funk DJ, como o Pac-chaves, os Martinis e Black RockTrompetista Marc Franklin, sax tenor  Jim Man, Derrick Williams e o sax barítono Smothers Player Kirk são, como Bomar, os músicos mais jovens na cena  de Memphis. Mas na última década, estes homens têm ancorado algumas gravações e se apresentando ao vivo com lendas como Rufus Thomas, Ike Turner, Bobby "Blue" Bland, e Al Green.Com um talento, energia e matérias-primas que é uma reminiscência dos mestres de Memphis, Franklin, Williams, Smothers  são a prova viva de que a música Memphis está bem viva. O conceito de Bomar era para uma versão atualizada do som Memphis incendiário, personificado por músicos  como Skip Pitts e Cauley Ben. Não só  capturar esse som, ele recrutou os músicos originais que o inspiraram no início. Na Primavera de 2003, o Bo-Keys encabeçados em Estúdio Willie Mitchell Real para gravar seu álbum de estréia, The Royal Sessions, que foi recebido com aclamação da crítica, inclusive elogios para continuar e desempenhar suas músicas no ar.O grupo também realizou a pontuação para o vencedor do Oscar de filme Hustle e Flow e cantou a música "Kick It". Em 2008, O Bo-Keys apareceu no filme Soul Men,  na tela com estrelas como Samuel L. Jackson e Bernie Mack e em três canções que Bomar produziu para a trilha sonora do filme, um dos quais, "Soul Music", de Anthony Hamilton foi nomeado para um Grammy. Mais recentemente Bomar produziu um Emmy, com a  canção premiada escrita pelo artista Stax e ex-compositor, Deanie Parker para o documentário I Am a Man: From Memphis, uma lição de vida e um álbum de blues, com outro  Grammy  para Cyndi Lauper chamado Memphis Blues ", que apresenta os membros do Bo-Keys .

Nenhum comentário:

Postar um comentário