Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

terça-feira, 10 de abril de 2012

Baiano & Os Novos Caetanos: o Chico Anysio cantor


Luís Alberto Alves-Hourpress
A década de 1970 foi triste por causa da Ditadura Militar, mas alegre por causa da genialidade musical. Exemplo disso é a brincadeira feita pelo trio Chico Anysio, Arnaud Rodrigues e Renato Piau em cima do conjunto Novos Baianos ( de onde saíram Moraes Moreira, Baby Consuelo, o contrabaixista Dandi e Paulinho Boca de Cantor) e o grande compositor Caetano Veloso, autor de verdadeiras pérolas da MPB, entre elas "Sampa", "Baby", "Sem Lenço, Sem Documento" entre outros sucessos imortais.
Naquela época, a sexta-feira na Rede Globo tinha o programa humorístico Chico City, com o desfile de inúmeros personagens criados por Chico Anysio. Para tirar onda em cima do movimento musical Tropicália, nascido no final dos anos 1960, ele gerou os personagens Baiano e Paulinho Boca de Profeta (Arnaud Rodrigues).
Logo as canções com letras divertidas e engajadas, apesar da tesoura da censura, ganharam as paradas de sucesso, pois misturavam Samba-Rock, MPB, Rock Rural e muita alegria. Apesar da gozação, com Chico fantasiado de Caetano Veloso, eram belos os arranjos de violões, sanfonas e cavaquinhos (numa época em que era raro este instrumento aparecer na televisão, visto que  samba só tocava em época de Carnaval).
Fizeram sucesso nos bailes o Samba-Rock "Vô Batê Pá Tu", cuja letra falava da caguetagem durante as torturas realizadas  nos quartéis das Forças Armadas  e no temível Deops (local onde suspeito entrava vivo e saia morto). O grupo não esqueceu de criticar a economia brasileira na letra "Urubu Tá com Raiva do Boi", pois o brasileiro começava enfrentar dificuldades para colocar comida sobre a mesa, por causa da inflação. Mas nem só de crítica vivia o conjunto, eles compuseram e interpretaram num belo arranjo a linda "Folia de Reis", exaltando o nome de Jesus Cristo. Poucos anos depois, Chico Anysio arquivou o conjunto Baiano & Os Novos Caetanos, quando o País conheceu  o lado do cantor de um dos maiores humoristas brasileiros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário