Postagem em destaque

Macy Gray, cantora que a Atlantic Records recusou gravar

Radiografia da Notícia *  Na virada do milênio, ela aproveitou sua voz totalmente única e um senso de estilo estranho para o estrelato pop *...

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Tammy Wynette: A meiguice de “Take Me to Your World”


Tammy foi considerada a primeira dama da Country Music

Luís Alberto Alves

 De muitas maneiras, Tammy Wynette merece o título de "a primeira-dama da Country Music." Durante os anos de 1960 e início dos anos 1970, ela dominou as paradas dos Estados Unidos, marcando 17 hits número um. Junto com Loretta Lynn, definiu o papel de vocalistas femininas daquele país na década de 1970.

 Nascida no Mississippi, na infância aprendeu a tocar diversos instrumentos. Na adolescência mudou para Birminghan. Aos 17 anos se casou com Euple Byrd. Nesse curto matrimônio teve três filhos.

 Para manter a casa passou a cantar em clubes noturnos. Em 1965 entrou no programa de televisão The Country Boy Eddie Show. No ano seguinte foi para Nashville, antes de o produtor Billy Sherrill descobri-la para a Epic Records.

Em 1966 soltou o single "Apartment # 9", seguido de “Your Good Girl's Gonna Go Bad”, seu grande sucesso, terceira posição nas paradas. O Verão de 1967 trouxe o hit “I Do Not Wanna Play House. Durante 1968 e 1969 emplacou: “ Take Me to Your World”, “Stand by Your Man” e “D-I-V-O-R-C-E”. Em 1971 lançou vários duetos com George Jones.

Na década de 1980 sua carreira entrou em queda, embora tenha gravado alguns singles de sucesso, mas sem chegar ao Top Tem. Isto se repetiu nos anos de 1990. Morreu em 1998.


Nenhum comentário:

Postar um comentário