Postagem em destaque

Macy Gray, cantora que a Atlantic Records recusou gravar

Radiografia da Notícia *  Na virada do milênio, ela aproveitou sua voz totalmente única e um senso de estilo estranho para o estrelato pop *...

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Dick Dale: O rei da guitarra surfe





Dick Dale é autor de um estilo copiado por vários guitarristas de Heavy Metal

Luís Alberto Alves

 Dick Dale não foi apelidado de "King of the Guitar Surf" para nada: ele praticamente inventou o estilo, sozinho, e não importa quem copiou ou expandido em cima de seu plano, ele permaneceu o mesmo músico, mais bem dotados tecnicamente que esse gênero já produziu.
 Dale mesclou o som do Oriente Médio e melodias do Leste da Europa, herança de família. Foi um dos primeiros músicos dos Estados Unidos da música popular a usar escalas exóticas durante décadas.
 A velocidade vertiginosa de sua única nota técnica staccato picking foi inigualável, até que entrou nos repertórios de virtuoso metal como Eddie Van Halen, e seu carisma selvagem fizeram uma enorme impressão sobre o jovem Jimi Hendrix. Mas essas não são as únicas razões para Dale ser chamado de o pai do heavy metal.
 Trabalhando em estreita colaboração com a empresa Fender, Dale continuamente empurrado os limites da tecnologia de amplificação elétrica, ajudando a desenvolver um novo equipamento que foi capaz de produzir os espessos tons, claramente definidos que ouvia em sua cabeça, ao anteriormente inimaginável de volumes, perguntou ele. 
 Também foi pioneiro no uso de efeitos de reverberação portáteis, criando uma assinatura textura sonora para instrumentais de surf. E, se tudo isso não bastasse, Dale conseguiu redefinir seu instrumento enquanto essencialmente de jogá-lo de cabeça para baixo e para trás - ele mudou de lado, a fim de jogar com a mão esquerda, mas sem se amarrando-lo (como Hendrix fez mais tarde).
  Dick Dale era filho de pai libanês e mãe polonesa. Na infância já recebeu influência musical de ambas as culturas dos seus pais. Juntou nesta mistura o som das Big Bands dos Estados Unidos e claro o estilo do ídolo, o baterista Gene Krupa. Ele usou sua intensidade percussiva na guitarra.
 Aprendeu sozinho a tocar Country Music no Ukulele e violão. Aos 18 anos mudou para o sul da Califórnia. Por sugestão de um DJ, adotou o nome artístico de Dick Dale, passando se apresentar em vários shows. Ao lançar o hit “Ooh-Whee Marie”, pela Del-Fi Records, tudo iria mudar na sua vida. Como surfista usou as habilidades desse esporte para tocar guitarra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário