Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Natural Four: retrato de uma bela harmonia vocal

O que dois funcionários da GM (Christopher James e Alfred Milton Bowden), um estivador (Allen Richardson) e empregado de uma escola têm em comum? Essa turma foi responsável pela criação da banda Natural Four em 1966. No ano seguinte, sob a gerência de Fred Ivey, cujo irmão tinha uma loja de discos de vinil (naquela época ainda não existia CD, Pen Drive, MP3, MP4), começaram detalhar que tipo de canções o grupo iria colocar no mercado.
 
Logo um funcionário da loja compôs algo para eles. Durante sete dias a Natural Four ficou dentro do estúdio de Boola Boola e nas mãos do produtor Willie Hoskins e do compositor Lonnie Cook. Após dez horas, Cook tinha escrito várias músicas, entre elas a clássica "I Thought You Were Mine" para rivalizar com "Beggar Choosey", dos The Miracles, há um ano na estrada do show biz. O arranjo lento, imaginado por Cook, na sua ausência, ganhou mais velocidade.
 
A euforia tomou conta do grupo quando Bob White interpretou a canção e vendeu 30 mil cópias e ela atingiu o sétimo posto nas paradas. Chris, Pumpkin, Allen e John estavam andando na rua quando a ABC Records ouviu falar do quarteto e convovou Hoskins para Los Angeles. O hit "I Thought You Were Mine" impressionou os executivos da ABC. Eles sugeriram a regravação da música. Saiu outro disco. Desta vez o hit "Why Should We Stop Now" também estourou. A ABC assumiu a distribuição e ela ocupou a posição 31 na Billboard de R&B em 1969.
 
Desconfiados com o mundo artístico, os rapazes não saíram de seus empregos. Aumentavam os salários cantando em concertos feitos em escolas e clubes na região de Los Angeles. O trabalho da ABC não os convenceu. Após lançar três singles, saíram em busca de outra gravadora. Como o verdadeiro sucesso ainda estava longe, Richardson e Bowden, pularam do barco sendo substituídos por Steve Striplin e Whitley Delmos, todos escolhidos pelo produtor Willie Hoskins.

Em 1971 gravaram um único disco pela Chess Records. O destaque  foi o hit "Give a Little Love". No ano seguinte assinaram com a Curtom Records e John January, outro membro original, saiu da banda. Entrou Darryl Cannady. A canção "Things Will Be Better" não estourou. O terceiro disco, com o hit "Can This Be Real" entrou entre os 10 nas paradas de R&B em 1974. Mas cometeram um erro ao gravar "Love That Really Counts", cópia de "Can This Be real". O erro do Natural Four é ter caído nas mãos de maus produtores e compositores. Eles deixavam o músculo para o conjunto e a carne nobre repassavam a outros artistas. Marcaram época na Black Music por causa da bela harmonia vocal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário