Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

James Morrison: talento que navega no Soul, Pop e Rock



Soul, Pop e Rock são os mares navegados por James Morrison. Britânico, é cantor, compositor e guitarrista. Em 2006 estourou com o primeiro single "You Give me Something". A canção virou febre na Europa, Austrália e Japão, chegando aos primeiros lugares no Reino Unido e Nova Zelândia. Ganhou o prêmio de Melhor Artista Masculino Britânico em 2007.

O segundo CD, Songs for You, Truths for Me, lançado em 2008, entrou no Top Cinco do Reino Unido, bem como nos primeiros lugares no Reino Unido e Irlanda. O álbum trazia os singles "You Make It Real" e a participação de Nelly Furtado no hit "Broken Strings". Compôs o hit "Quello che Dai" para o cantor italiano Marco Carta e ela estourou nas paradas.

 Nascido na cidade de Rugby, Warwickshire, sua mãe era fã de Soul enquanto o pai gostava de músicas britânicas. Começou a tocar guitarra com o tio, que ensinou os primeiros passos do Blues. Não demorou para passar a tocar em bailes da cidade. Após alguns anos trabalhando ao lado de outros artistas, começou a compor.

Teve infância infeliz por causa da pobreza e doença. Com uma tosse convulsiva, os médicos disseram aos seus pais que ele teria 30% de chance de continuar vivo, quando ainda era bebê. Caso sobrevivesse teria sérias sequelas cerebrais. Na escola, ninguém queria sua amizade, por se envolver com música, enquanto a maioria dos alunos gostava de esportes.

Ainda jovem recebeu influências de Stevie Wonder, Otis Redding, Van Morrison e Al Green. Apostou no seu talento e não demorou para produzir uma fita demo, quando encontrou sujeito num bar irlandês, Kev Andrews. Era o primeiro passo para gravar. Seu primeiro CD recebeu críticas construtivas no The Sun, dizendo que em seu álbum não tinha faixas ruins. O The Times também elogiou.  Vendeu mais de 1 milhão de cópias em todo mundo até o final de 2006.

O segundo single  deste CD, "Wonderful World" invadiu o Top 10 do Reino Unido. Em vários países da Europa a canção chegou aos primeiros lugares. Não demorou para encaixar outro hit "The Pieces Don´t Fit Anymore" nas paradas. Depois desse álbum apareceu nos programas de TV dos Estados Unidos. Na primeira semana, o CD vendeu 24 mil cópias. Nos anos seguintes emplacou vários hits nas paradas, como "You Make It Real", "Watch and Wait". Ousou trocar suas canções de amor por composições mais agitadas. Em 2011 lançou o CD The Awakening, num dueto com Jessie J na faixa "Up".

Nenhum comentário:

Postar um comentário