Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Susan Marshall: herdeira da Soul Music de Memphis


Os estúdios da Stax Volt, em Memphis, marcam o local do nascimento do Rock e Soul. Dali saíram lendas como Otis Redding, Al Green, Aretha Franklin e lógico Elvis Presley. É desse berço maravilhoso da música que saiu Susan Marshall. Enquanto no Norte dos Estados Unidos, o som liso e polido da Motown ganhava vários admiradores, no Sul, o som rude e pesado da Stax Volt fazia escola.

Não demorou para Susan ganhar fãs como Lenny Kravitz, Cat Power entre outros. A revista Rolling Stone conheceu a história de Susan num tributo a Gram Parsons, onde desfilaram Keith Richards, Steve Earle, Norah Jones e Dwight Yoakam. O prêmio foi para Susan. Todos ficaram surpresos com o potencial artístico dela.

Criada em Memphis, Marshall passou seus anos de formação absorvendo as influências ricas musicais,  flutuando ao norte do delta do Mississippi e para o oeste de Appalachia. Nascido com uma voz tão imaculadas, alguns reconhecem ser um presente de Jesus. Ela absorveu como uma esponja, permitindo que a fumaça Groove alcance a profundidade.
A formação clássica ajudou Susan a ficar seis anos na Broadway, cantando Opera, porém ficava um pouco presa pelas restrições do mundo desde tipo de canções. Não demorou para voltar a Memphis, onde liderou uma banda de rock no começo dos anos 90. Assinou contrato com a Warner Bros, numa filial do selo East West. Conseguiram colocar nas paradas o hit "Put The Blame on Me".

A passagem por Nova York deu confiança em cima do palco e logo pôs os pés na estrada. No final da década de 1990, aprimorando suas habilidades no piano, Susan deu vazão a veia criativa. O resultado final saiu em 2002, com o CD Honey Mouth. A partir dai refinou-se como compositora, inspirando em estilos do passado. Os vocais crescentes a fizeram brilhar cada vez mais. Em vez de cantar, ela serve a música aos fãs.

No ano de 2006, ao lado do lendário guitarrista Teenie Hodges, ela virou membro da turnê da Cat Power Memphis Band. As apresentações chegaram até a BBC, em Londres. Em 2007, Katherine McPhee, revelada no American Idol, gravou de Susan o hit "Better off Alone" em seu CD de estreia. Depois cantou num CD de Solomon Burke.

Pouco tempo depois, Susan começou uma colaboração com seu marido, o produtor Jeff Powell (Afghan Whigs, Tonic, Bob Dylan) e co-produtor Henry Olsen (Primal Scream, Beth Orton, Nico). Os dois num esforço, em um semestre, gravou "Little Red". Gravado em Londres e Memphis, o CD inclui dueto com Lucinda Williams na célebre canção dos Beatles, "Don´t Let Me Down".

Susan conseguiu reunir no CD as influências das décadas de 1960 e 1970, especificamente a Black Music de Memphis, onde a Stax Volt produziu discos de qualidade. Ela é uma potência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário