Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Lisa McClendon: lições da vida para linda canções Gospel

Lisa McClendon é conhecida pela canção "You Gotta Have Heart", cuja letra destaca versos como esses: "Tudo que você realmente precisa é de coração, quando as chances estão dizendo que você nunca vai ganhar."

A canção é aplicada a uma equipe de beisebol lutando para ganhar o campeonato, visando incentivar seus atletas. Quando se trata de composição com este tipo de temática, Lisa é mestra.

Ou seja, ela canta a vida como se apresenta na realidade, sem dourar a pílula, como fazem outros compositores. O enredo de suas letras é profissional, pegando as relações familiares.

Geralmente o tom, apesar de meio hard, não é abrasivo. A própria crítica reconhece que Lisa é considerada uma das poucas artistas Gospel que faz letras em novo estilo, pegando como base os clássicos da Soul Music.

Em todos os seus quatro discos, incluindo Reality, ela sempre usa o seu coração nas lições de vida que aprendeu na infância e quando tornou-se adulta.

 Desde a infância, Lisa estava sempre procurando a aprovação dos outros, seja através de amores adolescentes, para competir com sua irmã nas questões relativas a beleza. Porém, na arte de compor, ela conseguiu transferir para o papel seus sentimentos íntimos. Realizou o desejo de ser escritora, com a diferença de colocar melodias nas letras.

Como vocalista adolescente foi vice-campeã em campeonados regionais de música Gospel, como o Gospel Star Search, quando entrou no grupo 3N1, após se formar na faculdade. Nesta banda, ela assinou com a gravadora independente Shabach Entertainment, liderado por Maurice Henderson, produtor musical muito respeitado, pois já trabalho com vários artistas de Jazz.

Henderson não ficou com o 3N1, mas gostou da voz de Lisa. Quando a viu cantando louvor numa igreja evangélica em Jacksonville, Flórida, não teve dúvida de convidá-la. Em 2002 lançou o primeiro CD "My Diary Your Life". Inspirou-se em Al Green, Aretha Franklin e The Winans para fazer o trabalho. O imenso sucesso comercial do álbum a levou para o segundo CD.

Nesta carona entrou o grupo de gravadora de louvores Integrity Music. Ofereceram contrato para Lisa ser sua artista de Soul e Gospel. Saiu da cena independente para um segmento mais profissional, que sabe como divulgar o trabalho do artista nos veículos de comunicação e junto à crítica. Ali lançou hits, hoje considerado clássicos na igrejas evangélicas dos Estados Unidos: "Breathe" e "You Are Holy". Procurou explorar o talento de compositora, com a concordância de Henderson, além de aprender a administrar sua vida profissional, ganhando o apelido de Boss Lady.

O grande desafio veio quando gravou o CD Live from The House of Blues. Teve de cantar diante de uma banda completa, após anos de gravação com ajuda de equipamentos. Para completar o cenário, ela estava grávida de sete meses, quando colocou sua voz durante um concerto na cidade de Nova Orleans. Superou tudo, inclusive o furacão Katrina, que ocorreu após a conclusão do trabalho. A instabilidade do casamento a deixou fora dos palcos durante quatro anos.

 Após o divórcio retornou às atividades, lançando o próprio selo, DG. Usou seu deserto para escrever canções que mostram as batalhas enfrentadas pelos cristãos diariamente. O restante da trajetória é repleta de lindas músicas, como "Who I Am", Let It Go", "Thank You", Lust Ou Love" e a balada "Makeover". No hit "Thank You" há um verso bem interessante: " Obrigado pelo meu inimigo/ obrigado por meu amigo/ por me ajudar a fazer a mulher que sou hoje"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário