Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Mama´s Gun: ninho de cobra do Blue-eyed-Soul

A história da banda Mama´s Gun é curiosa, como ocorre com outras na história da música. Tem cinco componentes, nascida em Londres, liderada pelo cantor/compositor/produtor Andy Platts, é apoiada pelo baixista Rex Horan, o tecladista Dave "Eighties" Burnell Oliver, guitarrista Terry "Spiller" Lewis e o baterista Jack "Union" Pollitt.

As década de 1970 e início da de 1980 foram a inspiração para grupo quando imperou  o Blue-eyed-Soul, cuja a batida é mais compassada, ou seja bem light. Na periferia dos Estados Unidos é conhecido como Soul Music de branco.  Quando começaram a cantar para valer no Reino Unido, a crítica especializada os elogiou bastante, o mesmo ocorreu no Japão e depois Estados Unidos.

O líder Andy Platts nasceu num hospital militar, em Kowloon, Hong Kong e teve uma infância nômade antes de chegar a Liverpool. Em 2006 começou a fazer backing vocal para alguns artistas. Depois colaborou com cantores como John Oates, Jed Leiber e Rod "Thriller" Temperton.

A banda pôs o pé na estrada em 2007, por meio de uma pesquisa na internet na busca de músicos talentosos para interpretar canções belas de arranjos lindos. Foi quando surgiram o baixista Rex Horan, de formação clássica no violino e piano. Lewis tinha estudado música em Essex e fez turnê com Jools Holland. Pollitt já tinha nome como músico de estúdio, principalmente em CDs de Beyoncé, com o produtor Pharrell Williams.

Como se vê, o Mama´s Gun não é banda de amador, mas de cobras criadas. Quando lançaram o CD Route To Riches, em 2009, num estilo que lembrava o som da Motown, no Reino Unido, os críticos ficaram alertas. Co-produzido por Julian Simmons e com as colaborações do produtor e engenheiro de som, Jack Joseph Puig (com trabalhos para Black Eyed Peas, U2, Rolling Stones) e masterizado por Bob Ludwig, o resultado só poderia ser bom. Estourou na Billboard. Em 2010 vieram com outro CD, cujas as canções "Wishing" e "Finger On It", não fizeram feio nas paradas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário