Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Timothy Bloom é mescla de lendas da black music


Timothy Bloom já compôs e produziu músicas para Ne-Yo  e Chris Brown, sempre na linha da lenda Smokey Robinson. Apesar de jovem, Bloom é talentoso, isto é possível ver no hit "The Budding Rose". Como todo grande artista, Bloom assume que a música esteve dentro dele o tempo todo.
Na infância, já tocava bateria e piano no coral da igreja, aonde seu pai era pastor. Ali cantava com o grupo de jovem. Quando ia dormir, colocava fones de ouvido e continuava ouvindo as canções que iriam influenciar sua carreira.
Não demorou para essa convivência gerar hits como "Til the End of Time,” que estourou na Billboard Hot R&B. O vídeo provocante foi dirigido por David Rodriguez, numa linda balada.
O clipe, apesar de simples, destaca a ótima melodia, mesclada com uma guitarra de batida bem jovem. A letra do hit é bem no gosto da nova galera: "Não há necessidade de tristeza / vamos fazer amor até que a luz da manhã / Eu quero que você se lembre de mim / apoiar meu legado / até o fim dos tempos." Completando o quadro é o de entrega:  Bloom é sincero,  destacando o falsete de tendência tenor perfeitamente acentuados por um vocal arrasador.
Bloom é muito mais do que muitos artistas fabricados pela indústria, tentando cantar R&B sem ter nenhuma intimidade com esse ritmo. Ele é uma mistura de Prince, Bill Withers, Marvin Gaye e Sam Cooke, tanto ao compor quanto ao cantar. Tem o recheio de um Bob Dylan, Cat Stevens, Jimi Hendrix e Lenny Kravitz. Salpica essa ótima mistura com Soul e Gospel, tudo isso na companhia de Tabitha (o apelido de sua guitarra).

Nascido em El Paso, Texas, Bloom cresceu em Fayetteville. Terceiro dos cinco filhos de pais pastores, Bloom conseguiu reunir diversas culturas e estilos em suas letras, pois os pais viajavam muito. Tudo isso ele misturou com Gospel e Soul. Em sua casa não se ouvia música secular. Para driblar a ordem, ouvia essas canções no rádio do carro. Assim descobriu as meninas e passou a escrever cartas de amor  e poemas para elas, além de cantar suas canções.
Em 1999 mudou-se para a Alemanha, como membro de uma banda de jovens. Nesta turnê pela Europa, durante um ano, assimilou várias lições. Depois foi para Atlanta, quando começou a produzir suas músicas. Viajou para Los Angeles. Ali conheceu a lenda da Motown, Mickey Stephenson. Aproveitou para aprimorar suas habilidades para compor e produzir. Em 2005 lançou o hit "My World".
Voltou para Atlanta, entrou na Capital Records e gravou outro álbum. Nesta época colaborou com Ne-Yo no hit "Say It" no premiado Grammy de 2007, com o CD Because of You.
Depois conheceu o lado escuro da música, como ocorre com vários artistas. Neste período escreveu o hit "Til The End of Time". A canção, escrita dentro do carro, demorou 15 minutos para ganhar vida. Após sair do turbilhão, sugere que se alguém está feliz, é preciso gritar, dançar e mesmo que esteja raivoso, encontre boas energias na música.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário