Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Peggi Blu: a estrela dos grandes clássicos da black Music

Como ocorre com a maioria das cantoras negras norte-americanas, Peggi Blu começou na igreja evangélica. Aos três anos de idade, sua mãe costumava sentar-se no palco onde  iria cantar. Gostou. Na adolescência, passou a excursionar por todo os Estados Unidos. Resolveu tentar a sorte em Nova York. Dai para frente ficou por ali, onde conheceu Stevie Wonder, Luther Vandross, Bob Dylan e muitos outros. Em 1980  assinou contrato com a MCA Records, lançando o álbum I Got Love. Nele, o hit "Dancing in The Streets" estourou nas paradas de todo o mundo, ficando na 35ª posição na Bilboard. A canção virou filme, estrelado por Hal Holbrook. Aproveitou a carona para estrelar dois musicais na Broadway (The Wiz - 1983 - ao lado de Stephanie Mills) e Marilyn, em 1984, uma fábula americana, sob batuta do diretor Kenny Ortega e Scott Bakula.
Três anos depois, fez sucesso com ao programa "Star Search", ganhando o prêmio de US$ 100 mil.  A exposição maciça na TV a ajudou entrar na Capital Records. Mudou-se para a Califórnia. Ali ficou o restante de 1986 e 1987, trabalhando o álbum Blu Blowin. O disco foi bem aceito na Inglaterra, chegado ao 4º lugar das paradas, também recebeu elogios da crítica, dos principais jornais norte-americanos. Chegou a aparecer no tradicional telejornal Good Morning America (apresentando todas as manhãs na televisão dos EUA). O single "Tender Moments" se manteve oito semanas nas paradas de R&B.
Em janeiro de 2000, Peggi cantou ao lado de uma das maiores estrelas do show-biz dos Estados Unidos, Barbra Streisand, durante show em Las Vegas, transmitido pela Fox TV. Na posse do presidente Bill Clinton acabou convidada para cantar.
Antes, em 1993, lançou o single "Love is The Magic" na Inglaterra. Passou a vender muitos discos na Europa. De 1996 a 1997 fez turnês na Alemanha. O trabalho rendeu o clipe I Got The Money na Europa. Em fevereiro de 1998 retornou à Alemanha, para cantar ao lado de Linda Hopkins, numa reinterpretação de "Wild Women Blues". Depois tornou-se solista do filme de Jean Claude Van Damme, Calor do Deserto, também cantou com Queen Latifa e Jada Pinkett-Smith e soltou sua voz no filme Hurricane, com Denzel Washington.
Não perdeu tempo, e logo fez dueto ao lado de Gerald Alston, num CD dos Manhattans e apresentou-se como solista com a Orquestra Filamôrnica de Los Angeles, sob a regência de Esa-Peka Salonen e com a Orquestra Sinfônica Havaiana, junto com Burt Bacharach.
Em setembro de 2002 lançou o álbum Livin ´On Love, primeiro no Reino Unido e depois no restante da Europa. Ficou nos primeiros lugares de vários países europeus. Emprestou sua voz em CDs que renderam Disco de Platina a Quincy Jones (Back on The Block), Tracy Chapman, Kylie Minogue, Aaron Neville, David Foster, Brian Setzer, Young MC, Cherelle, Burt Bacharach, Irene Cara, The Crusardes, Smokey Robinson, The Staple Singers, Phyllis Hyman, Sweet, Leonard Cohen, Philip Bailey da Earth, Wind & Fire.
Após todas as andanças, escreveu o auto show Blu Sinatra, onde canta seleção de clássicos de Frank Sinatra. intitulado Com as Música de Frank Sinatra nasceu uma mulher negra chamada Peggi Blu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário