Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Chairmen of The Board: criadores do alegre Surfside

Entre os grandes grupos musicais dos Estados Unidos, nunca se pode esquecer do Chairmen of The Board. Formado em Detroit, eles foram porta vozes das composições do trio Holland/Dozier/Holland para o selo H/D/H após a saída do trio da Motown Records.
Em 1970, o conjunto estourou nas paradas com o hit "Give Me Just a Little More Time". O vocalista General Johnson deixou os ouvidos femininos em polvorosa, principalmente no hit "Give Me", no álbum de estreia do grupo. A banda contou também com a contagiante "(You Got Me) Darling on a String" e a canção "Patches",autoria de Johnson.
Ao longo de  quatro anos, eles estiveram presentes nas paradas da Soul Music, principalmente com os hits "Pay to The Piper", "Finders Keepers", "Chairman of The Board" e "Everythings Tuesday". Na Invictus Record, Johnson foi classificado como um dos melhores compositores da casa, escrevendo os hits contra a Guerra do Vietnã "Bring The Boy´s Home" e "Want Ads". Porém, um problema jurídico paralisou o grupo e sua dissolução em 1975.
Mesmo assim, o conjunto foi cortejado pela Arista Records, como o artista solo Clive Davis, mas como a visão de Johnson e Davis eram opostas, a proposta não vingou. Decepcionado, Johnson mudou-se para Carolina, onde fizera sucesso com o seu primeiro grupo, Showmen. Depois reformulou o Chairman com outros dois ex-membros e criou sua própria gravadora: a Surfiside Records na Carolina do Norte.
Acabou sendo o primeiro modelo de selo independente nos Estados Unidos, com a composição, gravação e a distribuição dos discos  feita ao mesmo tempo, com os músicos sendo seus próprios gerentes e empresários.
Durante décadas, a segregação racial era o trunfo do R&B, com um estilo musical underground, mas as milhaes de fãs brancas encontraram refúgio na liberdade musical da Surfside Records. Chairmen of The Board tornaram-se o grupo certo na hora certa, na década de 1980, para ganhar dinheiro em cima dessa proposta ousada, de criar um tipo diferente de música de praia, mais avançada do que os Beach Boys e Jan e Dean.
Eles mesclaram uma marca divertida com o R&B, derivado da Soul Music da década de 1960 com a do início dos anos de 1970, que era perfeita para o público regional. O resultado foram as canções "Carolina" e "Fishin Gone". Multidões passaram a se reunir nas praias sob o guarda-chuva dos grupos que gravavam na Surfside Records.
O Chairman of The Board continuam a gravar com sucesso moderado, às vezes emplacando um hit na Europa, como a alegre "Bless Your Heart". Depois lançaram o CD All in The Family, disco que reuniu tanto material inédito como versões recentemente gravadas de velhas composições de Johnson. Em 2007 soltaram o CD Summer e em 2009 saiu o Tapestry, recheado de muita Soul Music. 
Em 2010, General Johnson morreu aos 67 anos, um dia triste para os amantes da Soul Music e da música feita na praia. Ken Knox não perdeu tempo e lançou nova versão do grupo com os novos membros Darryl Johnson e Thoma Hunter. Fez isto para ninguém esquecer que o Chairmen of The Board criaram um modelo de sucesso para uma nova geração de artistas independentes  e esculpiram um legado como artistas que não só sobreviveram, mas ganharam dinheiro no admirado mundo novo do show-biz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário