Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Commissioned: o ouro puro do Gospel de Detroit


 Que Detroit é a capital da Soul Music, todos sabem. No entanto, pode-se dizer que nenhuma cidade teve mais impacto sobre a música Gospel do que ela. Da família  Franklin à Clark, Winans e Rance Allen, os artistas evangélicos dessa meca criaram um ótimo som Gospel por mais de 60 anos. A capacidade deles é conseguir fazer letras numa mensagem bem explícita em Jesus Cristo.
Ao longo dos últimos 30 anos, se poderia ligar o rádio secular e ouvir canções de The Clark Sisters, The Winans, The Rance Allen Group, J Moss e Fred Hammond, quando o normal era ouvir Gospel na manhã de domingo entre 6h e meio-dia. Mas a qualidade dos hits, passou por cima dessas convenções.
Hammond e Sapp são ex-alunos do lendário grupo gospel Commissioned, formado em 1982 por Hammond, Michael Brooks, Karl Reid, Stanton Keith, Jones Mitchell e Michael Williams.
 A formação mudou ao longo dos 17 anos que ficaram juntos. Sapp foi uma das pessoas que se juntaram ao grupo em 1991. Ao longo das mudanças de formação, uma coisa continua a mesma: Commissioned de forma consistente faz música explicitamente cristã ao empregar as melodias e os valores de produção utilizados pela secular R & B, Funk e Hip-Hop na década de 1980 e 1990. Ao fazê-lo, o grupo influenciou uma geração de artistas jovens orientados do Gospel que energizam o gênero hoje, como Israel, Kirk Franklin e J. Moss.
O grupo foi notável por fundir os vocais crescentes e harmonias apertadas que tinham sido uma característica do Gospel.  Hammond, um dos fundadores do grupo, aprendeu muito sobre como fundir o som, sem sacrificar a mensagem de seu trabalho como músico igual Winans e do R & B no rádio na época. Isso não deveria ser surpreendente, porque a música secular e sagrado sempre foram ligados. E o nome do grupo, provavelmente, dá uma dica à sua filosofia. Commissioned leva o nome da ordem de Cristo - ou a grande comissão - para divulgar o evangelho ao mundo. Commissioned da música se estende para a juventude. Como disse Reid em entrevista, de que ninguém estava fazendo Gospel de orientação juvenil em 1985, quando a banda abandonou o álbum de estréia que eu estou passando. O estilo Commissioned saiu no álbum em faixas como "I´m Going On" e "You´ve Got a Friend." Uma versão ao vivo de ambas as músicas é caracterizado em The Essential Commissioned.
Claramente, a música de fusão espiritual com gêneros seculares tem sido um tema de debate na música Gospel, que remonta aos dias em que um músico de Blues chamado Thomas Dorsey começou escrevendo canções Gospel como "Precious Lord Take My Hand". Esses debates deveriam ser lançados durante os anos 1980, quando Commissioned entrou em cena. Conseguiu superar a resistência por nunca jogar para baixo a sua mensagem musical centrada em Cristo. Isso, por sua vez, tornou possível para as equipes de hoje louvor, coros e rappers evangélicos usam a música popular ao fazer declarações cada vez mais fortes sobre o seu amor de Cristo.
E mesmo que Commissioned se separou em 1999, os membros da banda continuam a deixar uma pegada gigante no mundo da música Gospel. Hammond e Sapp levar seus grupos evangélicos próprios, enquanto a produzir música para outros artistas. Outros ex-alunos do Commissioned, como Brooks e Cage Byron já ganharam elogios e prêmios como líderes e produtores. Brooks, por exemplo, produziu um grupo feminino em Detroit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário