Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Patti Austin: a grande afilhada de Quincy Jones

Desde criança, Patti Austin já demonstrava que seria uma ótima intéprete de Soul, Jazz e outros estilos de música contemporânea. Nos últimos 25 anos ninguém tem mais dúvida a respeito disso.
 Afilhada de lendas como Quincy Jones e Dinah Washington, ela só despontou para valer no final dos anos de 1970, quando gravou alguns de seus álbuns pelo selo Creed Taylor. Mas o seu trabalho ao lado de Jones no início da década de 1980 iria mudar a opinião da crítica a respeito do seu talento, principalmente nas canções de Soulful.
Sinais disto são visíveis nos hits "Betcha Wouldn´t Hurt Me" e "Razmatazz". Eles abriram portas para sua entrada na Qwest Records, onde fez dueto ao lado de James Ingram na canção "Baby Come To Me".
Pelas mãos de Quincy Jones vieram as produções impecáveis de "Do You Love Me", além do clássico de Thom Bell "Stop, Look, Listen". Em 1983 repetiu a dose junto com Ingram na faixa "How Do You Keep the Music Playing?".
Na década de 1990 passou a gravar com outros produtores, como Jimmy Jam e Terry Lewis, responsáveis pelo lançamento de "The Heat of Heat". Austin procurou, sempre, abranger diversos estilos, quando tinha menos material, mas com arranjos pesados. Em algumas vezes, as letras eram ruins, porém faziam isto para tentar salvar o álbum. Exceção para o CD The Real Me, trabalhado por David Pack, responsável pelo deslanchamento de sua carreira. Nele estão os clássicos "Love Letters" e "Smoke Gets in Your Eyes" e o dueto com Pack na faixa "True Love".
 Mesmo lançando CDs irregulares na década de 1990, Austin sempre colocava uma ou duas pedras preciosas, valorizando sua voz. Em 1999 isto é visível em Street of Dreams, quando cantou letras memoráveis de Jazz. Fez isto em 2002 no CD For Ella, em homenagem a Ella Fitzgerald. No final de 2007, gravou Avant Gershwin, tremendo sucesso comercial e de crítica, responsável pelo Grammy de Melhor Perfomance de Jazz Vocal. O outro CD saiu três anos depois, após entrar na Shanachie Records, recheado de Rock e Soul.







Nenhum comentário:

Postar um comentário