Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Atlantic Star foi destruída na guerra de direitos autorais


Apesar de nunca ter chegado ao posto de superbanda, a Atlantic Star foi um dos mais consistentes conjuntos de Soul Music na década de 1980, com diversas canções que ainda hoje tocam nas rádios e bailes. O grupo recebeu forte influência musical da Earth, Wind & Fire e Kool & The Gang. Era composto por Cliff Archer, Porter Carroll, Joseph Philips, Damon Rentie, William Sudderth e os irmãos Wayne, David e Jonathan Lewis. O vocalista era Sharon Bryant.
Em 1978 eles assinaram contrato com a A&M Records e apareceram nas paradas com o hit "Stand Up". Mas a sorte grande veio dois depois, pelas mãos do produtor do Commodores, James Carmichael. Que lapidou a canção "When Love Calls" e a balada " Send For Me". Passaram a gravar num estilo suave de Funk/Soul. Wayne e Davi Lewis aproveitaram para mostrar o talento de compositores. Vieram os sucessos "Circles" e "Touch a Four Leaf Clover". Chegaram ao topo das paradas da Soul Music.
O êxito trouxe discussões a respeito da divisão de direitos autorais, pois começaram as discussões com a vocalista Bryant. Em 1984, cinco integrantes saíram, deixando apenas os irmãos Lewis  e Philips. Entraram na banda mais quatro membros e a linda e talentosa cantora Barbara. No ano seguinte voltaram ao sucesso com o hit "Secret Lovers".
Dai para frente, a banda baseou-se na canção "Secret Lovers" como modelo de futuros lançamentos, passando para uma batida mais Pop. Em 1987 assinaram com a Warner Brothers Records, e emplacaram o hit "Always", sem influência do Soul e Funk.
Mas a lua-de-mel na Atlantic Star durou pouco, pois Wayne Lewis ficou noiva e a briga pela distribuição de  direitos autorais voltou à tona, com Weathers saindo da banda em 1988. Nas décadas seguintes o som do grupo começou a decair. Nos anos de 1990, a Atlantic Star tinha se transformado num conjunto de balada Pop, com David Lewis assumindo os vocais. Em 1992 conseguiram fazer sucesso com a canção "Masterpiece", composta por Kenny Nolan. Mas o álbum Crazy Love foi um fracasso comercial.
Dois anos depois, eles saem da Warner Brothers Records e lança a balada "I´ll Remember You". Foi o último suspiro da Atlantic Star. Em 1997, David Lewis deixa o grupo para congregar numa igreja evangélica. Os irmãos Wayne e Jonathan Lewis mantiveram a Atlantic Star respirando até o final da década de 1990. A partir dai, passaram a tocar apenas os seus sucessos do passado, sem lançar nenhum CD.





Nenhum comentário:

Postar um comentário