Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

sábado, 7 de janeiro de 2012

Dee Dee Sharp: uma das grandes vocalistas da Filadélfia


Dee Dee Sharp é considerada uma das primeiras vocalistas solo da Filadélfia, costa Leste dos Estados Unidos, a alcançar sucesso no início da década de 1960. Além de cantar, também dançava visando dar mais consistência as suas canções. No final dos anos de 1970 era considerada como estilista da Soul Music misturada ao Pop.
Dione LaRue começou cantando, como ocorre com a maioria dos artistas negros norte-americanos, em grupos de louvor de igrejas protestantes. Ao chegar 1961, com 16 anos, assinou contrato com a Cameo Parkway Records, selo que já incluía o emergente Chubby Checker, apelidado rei do Twist. Não demorou para ela fazer dueto com Checker no hit "Slow Twistin". A canção alcançou o terceiro lugar nas paradas de R&B dos Estados Unidos.
Em 1962, Dee Dee Sharp lança o single solo "Mashed Potato Time", vendendo 1 milhão de cópias e alcançando o topo das paradas norte-americanas de R&B.
No embalo emplacou depois as canções "Ride" "Do The Bird", também estourando nas rádios e bailes de todo os Estados Unidos. Nesta altura, ela já tinha gravado cinco álbuns na Cameo Parway. Em 1966 vai para a Fairmount, antes de assinar com a Atco Records. Nesse período estourou com os hits "My Best Friend´s Man" e "Whatcha Gonna Do ´Bout It", num dueto com Ben. E. King.
Dois anos depois já estava na Gamble Records, do produtor Kenneth Gamble que ficaria famoso mais tarde com o Philly Sound (O Som da Filadélfia). Para selar a união, Dee Dee Sharp já era sua esposa, antes  de entrar nessa gravadora. Ali lançou o single "What Kind of Lady". A canção caiu no agrado dos britânicos
Até a metade da década de 1970, Dee Dee Sharp gravou três discos na Philadelphia International Records. Estouraram as canções "Happy ´Bout The Whole Thing", "What Color is Love" e "Dee Dee". Em 1976, sua versão de 10cc "I´m Not in Love" e o single "I Love You Anyway" (1981) a manteve nas paradas. Repetiu a dose com os hits "Easy Money", "Breaking and Entering", faixas do seu álbum Dee Dee dessa mesma época. Não gravou mais CDs, mas prossegue em atividade. Sua última apresentação foi em 2008, no Detroit Jazz Festival.











Nenhum comentário:

Postar um comentário