A vida de Wilson Picket, ícone da black music nas décadas de 1950 e 1960, é dividida em duas: a artística é rica, pois várias composições suas foram gravadas por Led Zeppelin, Van Halen, Rolling Stones, Aerosmith, Booker T & The MG´s, Genesis, Bruce Springsteen, Los Lobos entre várias estrelas do show biz norte-americano. A pessoal é turbulenta por causa do seu temperamento explosivo na sua paixão por armas. Chegou a ser preso, em 1991, por ameaças de morte por dirigir sobre o gramado da prefeitura de Englewood, em Nova Jersey. Dois anos depois matou um pedestre de 86 anos. Assumiu estar bêbado ao volante, pegando cinco anos de liberdade condicional.
Os amantes de R&B, Rock e Soul nunca se esquecerão da voz rouca e apaixonada de Wilson Picket. No auge da fama, colocou 50 canções nas paradas de sucesso dos Estados Unidos. Entre elas destacam-se "In The Midnight Hour", "Land of 1000 Dances", "Mustang Sally" e "Funky Broadway". Além de ser introduzido no Hall da Fama do Rock, em 1991, sua música foi destaque no filme The Commitments, com Wilson Picket como um personagem fora da tela.
Caçula de 11 filhos, cresceu cantando corinhos no grupo de louvor da Igreja Batista de Prattville, onde nasceu no estado do Alabama, sul dos Estados Unidos. Seu comportamento violento é fruto das agressões que recebia da mãe, que lhe surrava com pedaço de pau, frigideiras ou qualquer coisa que tivesse nas mãos. Aos 14 anos, em 1955, fugiu de casa para morar com o pai em Detroit. .
Não demorou para o seu estilo de cantar chamar atenção no norte do País. Montou um grupo de música gospel, e passou a acompanhar vários conjuntos em excursões da igreja por todo os Estados Unidos. Após quatro anos no Gospel Harmony, abandonou o evangelho e partiu para o mercado de canções populares no final da década de 1950.
Juntou-se ao conjunto Falcons e passou a gravar músicas gospel numa levada mais popular, abrindo caminho para a Soul Music. Da banda fazia parte Eddie Floyd e Sir Mack Rice. Em 1962 chegam às paradas com "I Found a Love". Depois solta "I´m Gonna Cry". Em seguida compôs "If You Need Me", uma ardente balada, e Solomon Burke a gravou.
O hit tornou-se um de seus maiores sucessos, chegando ao 2º lugar das paradas de R&B e 37º na Pop. Como artista solo, só chegou ao topo quando gravou "It´s Too Late". Ela abriu o caminho para um contrato com a Atlantic Records em 1964.
Para aumentar a inspiração de Picket, a gravadora colocou ao seu lado os compositores Barry Man e Cynthia Well, verdadeiras máquinas na arte de escrever letras de sucesso nas décadas de 1960 e 1970.
Nesta época chega à meca da black music: Stax Records, em Memphis, Tennessee. Ali gravou "In The Midnight Hour", que estourou em 1965, chegando aos primeiros lugares de diversas paradas dos Estados Unidos. Vendeu 1 milhão de cópias e ganhou um Disco de Ouro. A cozinha que participou da gravação deste hit era mesma que acompanhava Otis Redding, destacando-se o guitarrista Steve Cropper e o tecladista Al Jackson. A técnica apurada deste time de feras transformou Picket numa estrela da black music norte-americana.
Nas outras sessões, em maio e outubro de 1965, o tecladista Isaac Hayes participou. Juntos gravaram "Don´t Fight It", "Ninety-Nine and a Half (Won´t Do)". Todas consideradas clássicos da Soul Music anos mais tarde. Como estava oferecendo milho para bode, o dono da Stax Records, Jim Stewart, proibiu que Picket gravasse mais canções em seus estúdios. O jeito foi mudar-se para o Alabama, onde concluiu o repertório e produziu seus maiores sucessos, inclusive outra versão de "Land of 1000 Dances", que lhe ajudou a vender mais de 1 milhão de discos.
A partir dai, a carreira de Picket decolou. Passou a emplacar hits em todas paradas de sucesso e vender milhões de discos no anos seguintes. Neste esteira vieram "I´m in Love", "Jealous Love", "I´ve Come a Long Way", "I´m a Midnight Mover", "She´s Looking Good", "Stagger Lee". Em todas essas canções, o cantor e parceiro de Sam Cooke, Bobby Womack, foi o guitarrista.
Na década de 1970 participou do Som da Filadélfia, comandado pela dupla Gamble e Huff. Ali transformou em sucesso os hits "Get me Back on Time, Engine Number 9", "Don´t Let The Green Grass Fool You", vendendo outro 1 milhão de cópias.Durante a Disco Music, até o fim dos anos de 1970, Picket ficou fora das paradas. Passou a gravar em selos pequenos nas décadas seguintes. Seu último grande álbum é de 1999. Depois adoeceu, morrendo em 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário