Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Supertramp tornou-se realidade por causa de um milionário


O patrocínio de um milionário holandês foi  responsável pelo surgimento da banda Supertramp de rock progressivo em 1969, na Grã Bretanha. O dinheiro de Stanley August Miesegaes encorajou o vocalista, pianista e ex-baterista Rick Davies a anunciar num jornal que buscava músicos para formar o grupo.
Atenderam ao pedido Roger Hodgson (vocal, guitarra e teclados), Richard Palmer (guitarra, balalaika - típico instrumento russo- e vocais) e Robert Miller (percussão). O nome do conjunto foi inspirado num livro de W.H. Davies (The Autobiography of a Supertramp). Assinaram contrato com  A&M Records, selo do trompetista Herb Alpert. O primeiro álbum lançado em 1970 fracassou nas vendas. Isto incentivou a saída de Palmer e Miller. Entram  Frank Farrell (baixo), Kevin Currie (bateria) e Dave Winthrop (flauta e saxofone).
As harmonias vocais entre Davies e Hodgson e lindos solos de saxofone não evitaram outro tombo musical.O milionário pulou fora do barco. Sem grana, o Supertramp ficou apenas com Hodgson e Davies.
O negócio estava tão feio para o Supertramp, que no final de 1972 admitiram na banda o clandestino norte-americano e baterista Bob Siebenberg. Felizmente ele acertou o som do grupo, junto com John Helliwell nos metais e vocais.
Dai para frente lançam, em 1974, o disco Crime of the Century e estouram nas paradas "Dreamer", "School", "Bloody Well Right". Repete o mesmo em 1977 com o disco Even in the Quietest Moments e o sucesso prossegue nos hits "Give a Little Bit" e " Fool´s Overture". Breakfast (1979) traz belas canções como "The Logical Song", "Tak the Long Way Home", "Goodbye Stranger", além da faixa título do álbum, que vendeu  18 milhões de cópias.
Três anos depois Hodgson sai do conjunto. O Supertramp lança o álbum Brother Where You Bound, a faixa principal "Cannonball" tinha 16 minutos. O disco contou com a participação de David Gilmour, do Pink Floyd.  Em 1996, a banda sofre outra reformulação com a entrada de mais músicos de estúdios. Com este time, gravam o CD Slow Motion no ano de 2002. Em 2010, a banda completou 40 anos de estrada fazendo vários shows. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário