Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

domingo, 25 de dezembro de 2011

Paul Anka: o cantor da inesquecível Diana

Quem viveu os ardentes anos de 1950 e 1960 vai se lembrar do hit "Diana" na voz de Paul Anka. Com essa canção, composta  em homenagem a sua babá Diana Ayoub, em 1957, conseguiu entrar para o mundo do show-biz com apenas 16 anos. "Diana" é uma das música mais vendidas da história, ganhando inúmeras versões, inclusive com o brasileiro Carlos Gonzaga.
Desde criança o canadense Paul Anka cantava no coral da Igreja Ortodoxa Síria, da cidade de Ottawa. Seus pais perceberam que a carreira artística era o destino dele, desde aquela época já estudava piano. O incentivaram. Mudou-se para Nova York e apresentou o hit "Diana" na ABC Records. O maestro Don Costa percebeu que estava diante de um grande cantor, apesar de ainda ser um adolescente. O tempo provou que o seu feeling não o enganara. A partir dai, passou a escrever diversas letras, além de fazer turnês ao lado de Buddy Holly na Grã-Bretanha e Austrália. Em 1958 emplacou nas paradas "You Are My Destiny", "Crazy Love". No ano seguinte vieram "Put Your Head on My Shoulder", "Puppy Love", "(All of A Sudden) My Heart Sings", "I Miss You So", "Lonely Boy", "It´s Time to Cry".
 Para aprimorar suas habilidades na escrita estudou Jornalismo. A letra "Lonely Boy" retrata a solidão de todo grande artista: vive cercado de multidão, mas vai dormir sozinho no quarto de hotel após os shows. Como adolescente, Paul Anka sentia isto na própria pele diversas vezes.
Na década de 1960 passou a trabalhar em filmes, deixando em segundo plano a carreira de cantor. Nos anos de 1970 voltou com força lançando os hits "Having My Baby" (1974) num dueto com Odia Coetes. Repetiu a dose em "I Don´t Like to Sleep Alone" e depois sozinho interpretando "Times of Your Love" (1975). Outro destaque dessa época é a canção "(You´re) Having My Baby". No Brasil, ela ganhou versão em português e ficou vários meses nas paradas de sucesso. Como compositor traduziu para o inglês uma canção francesa, que nos Estados Unidos ganhou o nome de "My Way", imortalizada na voz de Frank Sinatra.
Prosseguiu trabalhando nas décadas de 1980, 1990 e 2000. Por causa do grande número de hits que emplacou nas paradas de sucesso de todo mundo, Paul Anka passou a gravar esporadicamente. Ainda faz turnês, principalmente em cassinos, mostrando aos seus fãs que ele continua o grande intérprete que surgiu como furacão na década de 1950 e continua soprando sua voz em diversas cidades, mesmo aos 70 de idade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário