Postagem em destaque

Lauryn Hill, outra pedra preciosa da Black Music

Radiografia da Notícia *  Após seu sucesso, Hill era uma espécie de enigma, sua produção gravada limitada a um set ao vivo *  Criada em Sout...

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Holly Cole: Talento que passeia em vários estilos musicais

 


Ela foi cercada por música desde tenra idade 

Redação/Hourpress

A aclamada vocalista canadense Holly Cole não é uma artista que se enquadra em nenhuma categoria. Sua voz esfumaçada é sensual, mas ela é ironicamente bem-humorada e franca enquanto reformula os padrões tradicionais e os clássicos pop. Jazz é seu alicerce, mas não exclusivamente. É um som que ajudou a construir uma base de fãs leais depois que ela emergiu na cena do Jazz de Toronto na década de 1980. Trabalhando com seu trio de baixista David Piltch e pianista Aaron Davis , ela ganhou elogios, incluindo Juno Awards por Don't Smoke in Bed de 1993 Shade de 2003 . Sua música permanece profundamente inventiva e atmosférica, mesmo quando se baseia no som pop tradicional clássico dos anos 50 e 60, como ela fez em 2007 's Holly Cole. Embora os padrões do Jazz tenham permanecido um grampo em sua discografia, ela também se ramificou em Folk, Rock e Country, fazendo covers de canções de Joni Mitchell , Tom Waits , Elvis Costello e muito mais.

Cole era um bebê de ano novo nascido em Halifax, Nova Scotia, em 1963. Ela foi cercada por música desde tenra idade - seus pais eram músicos clássicos. Quando criança, ela mergulhou na música Pop e no Rock & Roll clássico. Todos em sua família tocavam piano; Cole dominou o instrumento e, em 1981, começou a fazer aulas profissionais de canto. Seu irmão mais velho também era talentoso. Quando Cole tinha 16 anos, seu irmão partiu para o prestigioso Berklee College of Music em Boston. Cole se juntou a seu irmão e seus amigos por um período de oito semanas em um verão. Essa pausa acabaria levando Cole à sua vocação musical. Cole o irmão de se apaixonou pelo jazz do pós-guerra quando sua irmã mais nova começou a ir aos shows. Ela foi imediatamente tomada pela intimidade e beleza de Sarah Vaughan , Anita O'Day , Billie Holiday e Betty Carter . O Jazz tornou-se uma arte envolvente e rica em emoções profundas para Cole . Ela havia encontrado sua base.


Em 1983, Cole trocou Halifax por Toronto em busca de um começo musical. Ela se apresentou dentro e ao redor da cena musical da Queen Street. Em dois anos, ela formou o Holly Cole Trio com o baixista David Piltch e o pianista Aaron Davis . Eles passaram o ano seguinte elaborando um estilo de jazz aconchegante e minimalista. Eventualmente, ela e sua banda se tornaram um pilar no circuito de jazz de Toronto, impressionando gravadoras de todo o mundo. Tom Berry, da Alert Music, ficou impressionado com a apresentação afiada do trio e ofereceu ao Holly Cole Trio um acordo em 1989. O EP Christmas Blues apareceu naquele outono. Seu álbum de estreia, Girl Talk , foi lançado em 1990 eo Holly Cole Trio era quase estrelas no Canadá. Dois anos depois, eles fecharam um contrato com o selo da Blue Note em Manhattan e publicaram o sensual Blame It on My Youth . Ele vendeu 200.000 cópias em todo o mundo e também ganhou elogios no Japão - quase 500 cópias foram vendidas a cada dia.


O Holly Cole Trio estava experimentando elementos pop quando gravaram seu álbum de 1993, Don't Smoke in Bed . Este álbum em particular era mais tangível e brilhante em comparação com o trabalho anterior de Cole , permitindo que ela se tornasse uma das queridinhas musicais do Canadá. A interpretação do trio de "I Can See Clearly Now" de Johnny Nash se tornou um hit crossover e destacou a mudança de direção do grupo. Também rendeu a Cole seu primeiro Prêmio Juno de Melhor Álbum de Jazz Contemporâneo. O ousado e imprevisível Temptation veio em 1995. A escolha de Cole de cobrir os clássicos do cantor sombrio Tom Waits foi ambiciosa. A fórmula funcionou para ela,e ela retrabalhou o material porJoni Mitchell , Mary Margaret O'Hara e os Beatles em Dark Dear Heart, de 1997 .


Por volta dessa época, Cole começou a lançar álbuns com seu próprio nome, embora seu trio de companheiros de banda Piltch e Davis tenham permanecido para Romantically Helpless, de 2000, Baby, It's Cold Outside, em 2001, para o feriado de Natal Esses álbuns apresentavam conjuntos ainda maiores com uma estética de produção maior. Ela voltou ao seu estilo eclético com o álbum de estúdio Shade em 2003, ganhando seu segundo Prêmio Juno no processo. Em 2007, ela entregou Holly Cole, de polinização cruzada .


Em agosto de 2011, Cole voltou à formação original do trio de pianista Davis e baixista Piltch com a adição de John Johnson (trompas), Rob Piltch (guitarra) e Davide DiRenzo (bateria) para o álbum de concertos Steal the Night: Live at o Glenn Gould Studio . No ano seguinte, ela voltou com Night , uma coleção de estúdio de covers dos séculos 20 e 21 apresentando uma banda de estrelas, incluindo o baixista Piltch , o guitarrista de lap steel Greg Leisz e o percussionista Cyro Baptista .


Em 2014, Cole recebeu um diploma honorário da Queens University em Kingston, Ontário. No início de 2018, ela entregou Holly , seu primeiro álbum de estúdio em seis anos. Produzido pelo produtor ganhador do Grammy Russ Titelman ( Randy Newman , Ry Cooder , Rickie Lee Jones ) e arranjado pelo pianista de jazz Larry Goldings , o álbum apresentou interpretações de padrões, incluindo "I Was Doing Alright", "They Can't Take That Away de mim ", e " Your Mind Is on Vacation "de Mose Allison .

 I Can See Clearly Now (live)


You've Got a Secret (live) from Steal the Night


Nenhum comentário:

Postar um comentário