Lançou o seu primeiro CD no Japão em 1994
Redação/Hourpress
Natural do Rio de Janeiro, Ithamara Koorax tornou-se um grande nome do pop-jazz brasileiro na década de 1990. A cantora vem de uma família de judeus poloneses, que fugiram da Europa durante a Segunda Guerra Mundial. Nascida no Rio em 1965, Koorax era apenas uma criança quando começou a estudar música clássica. Mas quando atingiu a idade adulta, Koorax percebeu que o pop-jazz brasileiro seria seu foco - os vocalistas que ela admirava iam de Flora Purim e Elis Regina a Shirley Horn , Ella Fitzgerald e Carmen McRae.
Aos 18 anos, Koorax descobriu que fazer backing vocals para vários artistas e fornecer jingles para agências de publicidade brasileiras podia ser muito lucrativo - e ela teve muita exposição quando sua gravação, "Iluminada", foi usada em uma novela popular brasileira em início da década de 1990.
O primeiro álbum do Koorax, Luiza: Ithamara Koorax Live foi lançado no Japão pela JVC em 1994, e vários lançamentos pelo selo japonês Paddle Wheel se seguiram, incluindo Rio Vermelho em 1995, Ithamara Koorax canta o Songbook de Luiz Bonfá em 1996, Wave 2000 em 1997, e Bossa Nova Meets Drum'n'Bass em 1998. O primeiro lançamento de Koorax nos Estados Unidos veio em 2000, quando Fantasy licenciou Serenade in Blue (gravado em 1997 e 1998) do selo Jazz Station.
Nenhum comentário:
Postar um comentário