Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Stacey Kent: Grande voz da Bossa Nova no Exterior



Ganhou dois BBC Jazz Awards e uma indicação ao Grammy por seu álbum de 2007, Breakfast on the Morning Tram 

Redação/Hourpress

Com sua voz quente e lírica e senso poético para interpretar padrões, a cantora Stacey Kent é o epítome da sofisticação do jazz. Nascido em Nova York, Kent , residente em Londres , não antecipou inicialmente uma carreira na música jazz, graduando-se em literatura comparada em Sarah Lawrence. Mas seus dias de infância tocando piano e cantando em musicais da escola permaneceram com ela. Enquanto estudava na Guildhall School of Music and Drama de Londres na década de 1990, ela começou a cantar jazz. Pagando suas dívidas em casas noturnas locais e trabalhando ao lado de seu marido, o saxofonista Jim Tomlinson , ela conquistou seguidores leais e atraiu elogios por sua estreia em 1997, Close Your Eyes. Desde então, ela recebeu mais elogios, incluindo ganhar dois BBC Jazz Awards e uma indicação ao Grammy por seu álbum de 2007, Breakfast on the Morning Tram . Como prova de sua forte adesão internacional, Kent foi premiado com o Chevalier dans l'Ordre des Arts et des Lettres pelo Ministro da Cultura da França em 2009, e emparelhado com o brasileiro Marcos Valle para 2014's Ao Vivo .

Nascido em South Orange, New Jersey, em 1965, Kent teve aulas de piano quando criança. Abençoada com uma voz brilhante de meio-soprano e um dom natural para a melodia, ela participou de musicais da escola durante sua adolescência. Apesar de seu amor pela música, ela embarcou na carreira acadêmica, ganhando um diploma em literatura comparada enquanto estava no Sarah Lawrence College. Foi só depois de se formar que ela decidiu voltar a focar suas energias no canto. Enquanto visitava a Inglaterra no início dos anos 90, ela se matriculou para um estudo de pós-graduação na prestigiosa Guildhall School of Music and Drama de Londres. Foi durante este período que ela fez amizade com vários músicos de jazz, incluindo saxofonista tenor, e futuro marido e parceiro criativo Jim Tomlinson. Ela começou a cantar e progrediu rapidamente, conseguindo shows em clubes locais. Ela também encontrou trabalho atuando com a Vile Bodies Swing Orchestra no Ritz Hotel em Londres, o que a levou a um papel no filme Richard III de 1995 de Ian McKellen , interpretando um cantor de big band.


No ano seguinte, Kent fechou um contrato com a Candid Records e, em 1997, estreou com o aclamado Close Your Eyes . Uma colaboração com o marido Tomlinson , o álbum foi um avanço, mostrando a abordagem calorosa e emotiva do cantor sobre os padrões do jazz. Dois anos depois, Kent e Tomlinson retornaram com o igualmente romântico encontro padrão, Love Is ... The Tender Trap . O álbum atraiu a atenção da mídia de Kent nos estados, incluindo perfis na CBS Sunday Morning e NPR, e ajudou a expandir seu alcance para um público global. Ela completou sua explosão inicial de aclamação em 2000 com o álbum tributoLet Yourself Go: Celebrating Fred Astaire .

Mais elogios se seguiram, e por seu quarto álbum de estúdio, Dreamsville de 2001 Kent ganhou seu primeiro BBC Jazz Award de Jazz Vocalist of the Year. O tema Richard Rodgers, In Love Again, foi lançado um ano depois, após o qual ela alcançou o status de ouro com The Boy Next Door de 2003 . No mesmo ano, ela participou do esforço solo de Tomlinson , Brazilian Sketches . Seguindo sua própria Shall We Dance , Kent próxima apareceu na Tomlinson 's The Lyric , que ganhou o álbum do ano no Jazz Prémios BBC. Estimulada por esse sucesso, ela assinou com a Blue Note e lançou 2007'sBreakfast on the Morning Tram , ganhando uma indicação ao Grammy no processo.


Na mesma época, Kent foi diagnosticado com câncer de mama e passou a maior parte do ano seguinte se submetendo a um tratamento com sucesso. Em 2010, ela ressurgiu com o álbum totalmente francês Raconte-Moi , que alcançou o status de ouro na França e na Alemanha. O álbum ao vivo Dreamer in Concert - gravado no La Cigale em Paris - foi lançado em 2011. Dois anos depois, Kent voltou com The Changing Lights . Inspirado por seu amor pela música brasileira, o álbum a viu trabalhando com o poeta português Antonio Ladeira e o letrista francês Bernie Beaupère . Ela seguiu com Ao Vivo de 2014 , um álbum de dueto com lendário músico brasileiroMarcos Valle . Tenderly , lançado no início de 2016, marcou um retorno aos padrões americanos. No ano seguinte, ela lançou seu primeiro álbum totalmente orquestral, I Know I Dream: The Orchestral Sessions , com arranjos de Tommy Laurence .

I What A Wonderful World



Waters of march - Águas de Março



 One Note Samba (Lisbon, Oct. 2013)




Nenhum comentário:

Postar um comentário