Postagem em destaque

Macy Gray, cantora que a Atlantic Records recusou gravar

Radiografia da Notícia *  Na virada do milênio, ela aproveitou sua voz totalmente única e um senso de estilo estranho para o estrelato pop *...

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Linda Eder: A díscipula de Barbra Streisand



Ela assinou contrato com a Atlantic Records naquele ano e lançou It's Time , seu álbum de maior sucesso comercial até agora

Redação/Hourpress

 Linda Eder foi talvez a nova intérprete mais popular de canções teatrais a surgir durante os anos 90. Discípula de Barbra Streisand desde o início, Eder gradualmente forjou seu próprio estilo vocal, e se ramificou das melodias de show para incluir padrões pop, swing leve e baladas contemporâneas adultas em seu repertório. Como atriz de teatro, Eder trabalhou principalmente com seu marido, o compositor Frank Wildhorn , que muitas vezes projetava seu material especificamente para ela (e também produzia suas gravações). Foi a adaptação musical de Wildhorn de Jekyll and Hyde que primeiro catapultou Eder ao estrelato, e ela continuou a contar com a caneta dele para boa parte de sua produção gravada, embora seus álbuns do novo milênio ampliassem cada vez mais sua zona de conforto.

Eder nasceu em 3 de fevereiro de 1961, em Tucson, AZ, apenas dois meses depois que seus pais emigraram para os Estados Unidos. Sua mãe era norueguesa e seu pai era um confeiteiro austríaco que acabou estabelecendo a família na pequena cidade de Brainerd, MN, no norte, onde Linda passou a maior parte de sua infância. Ela foi inspirada pela primeira vez a tentar cantar com a performance de Judy Garland de "Somewhere Over the Rainbow", e aos 16 anos, ela ganhou um concurso de beleza local em parte por apresentar uma composição original. Em parceria com o pianista Paul Todd , um colega de escola de segundo grau, Eder começou a se apresentar localmente, fazendo sua primeira aparição profissional no Brainerd Holiday Inn em 1981. Após a formatura, os dois levaram sua atuação em clubes noturnos para a estrada, tocando cabarés, bares e clubes noturnos em todo o país como Paul & Linda.

Todd e Eder eventualmente se separaram, e ela começou a trabalhar com o pianista Jeremy Roberts em seu lugar. Em 1988, Eder teve sua primeira grande chance ao fazer um teste para o programa de talentos da TV Star Search. Ela venceu a competição 12 semanas consecutivas, o que a chamou a atenção do compositor Frank Wildhorn , que recentemente co-escreveu o hit número um de Whitney Houston , "Where Do Broken Hearts Go". Wildhorn estava trabalhando em uma versão musical do lendário Dr. Jekyll / Mr de Robert Louis Stevenson. A história de Hyde por algum tempo, e garantindo Ederos serviços da empresa deram ao projeto uma nova vida. Escolhido para o papel de Lucy, uma prostituta e cantora de boate, Eder logo desenvolveu um relacionamento romântico com Wildhorn também.


A primeira versão de Jekyll and Hyde estreou em Houston em 1990, e um álbum de destaques musicais foi lançado no mesmo ano na esperança de estimular o interesse pelo show. Nesse ínterim, Eder gravou seu álbum de estreia autointitulado, lançado pela RCA em 1991. No ano seguinte, Wildhorn e Eder lançaram uma versão inicial de outro musical, The Scarlet Pimpernel, que foi inicialmente construído como uma vitrine para Eder e seus dramas vocais no estilo Streisand . A música "You Are My Home", gravada como um dueto entre Eder e Peabo Bryson , foi um pequeno sucesso nas paradas contemporâneas adultas. EderO próximo álbum solo apropriado de 1994 foi And So Much More , no qual Wildhorn teve uma participação na composição da maior parte do material. Durante o mesmo período, Wildhorn começou a trabalhar em uma adaptação musical de Svengali, que naturalmente se concentrava em Eder .


Jekyll e Hyde embarcaram em uma turnê nacional em 1994, muitas vezes com críticas negativas e receitas de bilheteria positivas. Em 1995, tendo se tornado um sucesso boca a boca, Jekyll and Hyde foi regravado de uma forma mais completa; no ano seguinte, Eder embarcou em sua primeira turnê nacional como artista solo. Em 1997, depois de passar por revisões substanciais, Jekyll e Hyde finalmente fizeram sua tão esperada estréia na Broadway, na época em que o culto de seguidores de Eder havia florescido em pleno estrelato. Ela assinou contrato com a Atlantic Records naquele ano e lançou It's Time , seu álbum de maior sucesso comercial até agora, que a mostrou como uma estilista vocal distinta. Wildhorn escreveu ou co-escreveu a maior parte do material novamente, acrescentando algumas canções de Jekyll and Hyde, The Scarlet Pimpernel, e um novo trabalho em andamento, The Civil War. Após um longo namoro, Eder e Wildhorn finalmente se casaram em 1998.


O álbum seguinte de Eder , It's No Secret Anymore , foi lançado em 1999, e novamente se concentrou principalmente em material Wildhorn , com seleções do musical em andamento Havana (outro veículo Eder ) e uma canção de ninar para o filho recém-nascido do casal. O primeiro álbum de férias de Eder , Christmas Stays the Same , apareceu em 2000. Ela voltou em 2002 com Gold , um conjunto de pop contemporâneo menos tradicional e mais baseado na guitarra que apresentava covers de canções dos Beatles , Dusty Springfield , Boz Scaggs , e Dobie Gray . Ainda assim, Wildhorno material dominou o disco, incluindo a bem recebida faixa-título, que seria a pedra angular do novo musical inacabado Camille Claudel. "Gold" também apareceu no álbum seguinte de Eder , Broadway My Way de 2003 , um álbum de padrões de melodia que se afastou dos toques mais contemporâneos de seu antecessor. Ela realmente mudou os cavalos para The Other Side of Me de 2008 , um álbum envolvente de country rock, então voltou ao território familiar do teatro pop para a trilha sonora de 2009 .

If I Can't Have You


I Don't Know How to Say Goodbye


"Vienna"



Nenhum comentário:

Postar um comentário