Postagem em destaque

Macy Gray, cantora que a Atlantic Records recusou gravar

Radiografia da Notícia *  Na virada do milênio, ela aproveitou sua voz totalmente única e um senso de estilo estranho para o estrelato pop *...

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Jane Monheit: Cantora deslumbrante de Jazz

 


Monheit se formou na Manhattan School of Music

Redação/Hourpress

Uma deslumbrante cantora de Jazz com uma voz altamente ressonante e estilo swing, Jane Monheit é conhecida por suas interpretações calorosas de padrões e canções pop clássicas, bem como canções fora das tradições latinas e da bossa nova. Influenciado fortemente por Ella Fitzgerald , Monheit chamou a atenção pela primeira vez no final dos anos 1990 e se apresentou com artistas como Wynton Marsalis , John Pizzarelli e Christian McBride . Ela lançou uma série de álbuns bem recebidos, incluindo Come Dream with Me de 2001, Taking a Chance on Love de 2004 Home de 2010, todos os quais chegaram ao Top Five da parada de álbuns de jazz da Billboard. Enquanto está em casa se apresentando com uma grande orquestra como em In the Sun de 2002 Monheit costuma trabalhar com seu pequeno grupo em Come What May, de 2021 .


Nascida em 1977 em Oakdale, Nova York, Monheit foi incentivada a seguir a música desde jovem por seu pai, que tocava violão, e sua mãe, que cantava. Principalmente influenciado por Ella Fitzgerald , bem como por cantores como Judy Garland e Billie Holiday , Monheit também se inspirou em musicais da Broadway. Ela começou a ter aulas de canto e na adolescência já fazia shows localmente. Após o colegial, ela frequentou a Manhattan School of Music, onde estudou com Peter Eldridge , notável fundador do New York Voices. Ainda na escola, aos 20 anos, ela ganhou o segundo lugar na competição vocal do Instituto Thelonious Monk de 1998. No mesmo ano, ela assinou com o selo N-Coded e lançou seu primeiro álbum de padrões, Never Never Land .

Monheit se formou na Manhattan School of Music no ano seguinte e voltou em 2001 com seu segundo álbum, Come Dream with Me , que contou com as participações de Christian McBride , Tom Harrell e Kenny Barron . Também provou ser um avanço para Monheit , atingindo o primeiro lugar na parada de álbuns de jazz da Billboard. In the Sun chegou em 2002 e a encontrou enquadrada em exuberantes orquestrações de Alan Broadbent e Vince Mendoza . Ele também teve um bom desempenho, chegando ao quinto lugar na parada de jazz. O álbum também foi o primeiro a incluir o baterista e marido do Monheit , Rick Montalbano, com quem ela continuaria a trabalhar e colaborar regularmente.


Após participações em álbuns de Terence Blanchard , Tom Harrell e Mark O'Connor , Monheit novamente alcançou o Top Ten das paradas de jazz com Taking a Chance on Love de 2004 , um álbum romântico que a reuniu com o arranjador Mendoza e incluiu um dueto com o cantor Michael Bublé . O tema natalino The Season chegou em 2005, seguido dois anos depois por Surrender, voltado para baladas . Em 2009, ela lançou seu sétimo álbum de estúdio, The Lovers, the Dreamers and Me . Junto com uma versão da balada dos Muppets "The Rainbow Connection", o disco encontrouMonheit explorando uma mistura de obras clássicas e contemporâneas, incluindo canções de Paul Simon , Fiona Apple e Corinne Bailey Rae .


Home chegou à Emarcy em 2010, estreando em quinto lugar na parada de jazz. Ele contou com a participação do cantor / guitarrista John Pizzarelli e de um dos ex-professores da Manhattan School of Music de Monheit , o vocalista Peter Eldridge . Em 2013, ela lançou seu nono álbum de estúdio, Heart of the Matter, produzido por Gil Goldstein . Um álbum mais pessoal na linha de The Lovers, The Dreamers and Me, novamente alcançou o número cinco na parada de jazz. Em seguida, ela colaborou com o pianista David Benoit em 2015's Believe and 2 in Love antes de homenagear seu ídolo com The Songbook Sessions de 2016 : Ella FitzgeraldEm 2021, Monheit lançou seu décimo álbum de estúdio, Come What May , que apresentava seu grupo de longa data com o pianista e diretor musical Michael Kanan .

Jane Monheit & Ivan Lins "Rio de Maio"


Nenhum comentário:

Postar um comentário