Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Woody Herman: O líder de grandes big bands




Luís Alberto Alves

Um clarinetista de balanço bom, cujo som foi influenciado por Johnny Hodges, um bom saxofonista soprano, e  vocalista de blues espirituoso, maior significado de Woody Herman ao jazz era como o líder de uma longa linha de grandes bandas.

Ele sempre incentivou jovens talentos e, mais do que praticamente qualquer bandleader da era do swing, manteve seu repertório bastante moderno. Embora Herman estivesse sempre preso a executar alguns de seus hits mais velhos (ele gravou "Four Brothers" e "Early Autumn" todas as noites por quase 40 anos), ele preferia muito mais para gravar e criar novas músicas.

Woody Herman começou a se apresentar quando era criança, cantando em vaudeville. Ele começou a tocar saxofone aos11 anos, e quatro anos mais tarde  era um músico profissional. Pegou a experiência inicial que grava com as grandes bandas de Tom Gerun, Harry Sosnik, e Gus Arnheim, em seguida, em 1934,  entrou para a orquestra Isham Jones.

Ele gravou muitas vezes com Jones, e quando o líder da banda veterana decidiu acabar com sua orquestra em 1936, Herman formou um de seus próprios fora do núcleo remanescente. A grande maioria das gravações iniciais Herman apresenta o líder da banda como vocalista de balada, mas foi o instrumental que pegou, levando a seu grupo a ser conhecida como "a banda que toca os Blues.

" O tema de Woody Herman "no baile do Woodchopper" tornou-se seu primeiro hit (1939). Grupo inicial de Herman era na verdade um equipamento menor com um Dixieland sensação de muitas das peças mais soltas e vocais finos contribuíram por Mary Ann McCall, além de Herman. Eles gravaram com muita freqüência para a Decca, e por um período teve a mulher trompetista / cantora Billie Rogers como uma de suas principais atrações.

Em 1943, a Orquestra de Woody Herman estava começando a dar seus primeiros passos para se tornar o Rebanho (rebatizado mais tarde o First Herd). Herman tinha gravado um arranjo avançado de Dizzy Gillespie ("Down Under") no ano anterior, e durante 1943, a banda de Herman tornou-se influenciado por Duke Ellington; na verdade, Johnny Hodges e Ben Webster fez aparições em algumas gravações.

 Foi um processo gradual, mas até o final de 1944, Woody Herman tinha o que era essencialmente uma nova orquestra. Era um selvagem, banda boa de tempo com gritando ensembles (movidos pelo primeiro trompetista Pete Candoli), grandes solistas em trombonista Bill Harris e flip Tenorman Phillips, e uma seção rítmica empurrado pelo baixista / cheerleader Chubby Jackson e o baterista Dave Tough.

  Em 1945 (com novos trompetistas em Sonny Berman e Conte Candoli), a The First Herd foi considerada a nova big band mais emocionante no Jazz. Vários dos arranjos de Ralph Burns e Neal Hefti são considerados clássicos, e tais favoritos Herman entrou para o livro como "Apple Honey", "Caldonia", "Northwest Passage,", "Bijou" (Harris 'memorável se recurso excêntrica), e a nutty " "Your Father's Mustache."

Infelizmente, problemas familiares fez Woody Herman  acabar com essa  grande banda no auge de seu sucesso no final de 1946; foi o único de seus orquestras para realmente fazer muito dinheiro. Herman registrou um pouco nesse ínterim, e, em seguida, em meados de 1947, teve uma nova orquestra, a Second Herd, que também logo foi conhecida como a banda Four Brothers. Em 1986 celebrou 50 anos como líder de uma banda. Morreu no ano seguinte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário