Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Bunny Berigan: Talento morto pelo álcool aos 33 anos



Luís Alberto Alves

Bunny Berigan apreciamos um período relativamente breve da fama, durando de 1931, até 1939 - para a primeira metade desses oito anos um nome de rápida ascensão dentro do negócio da música, e para a segunda como uma estrela diante do público, destaque nas bandas que ele gravou e levando sua própria roupa.

E a partir de 1935 a 1939,  foi considerado como o início de trompetista do jazz (com a sua competição principal sendo Louis Armstrong e Roy Eldridge). No entanto, apesar da brevidade da sua carreira e sua vida por demais curta, ele continua sendo um dos trompetistas mais convincentes na história da música, e no século 21, seis décadas após sua morte, sua obra ainda estava a ser compilado na caixa de conjuntos de preço premium que teve  boa audiência.

 É tudo na pura qualidade do seu trabalho - abençoado com um belo tom e uma ampla gama (notas baixas de Berigan poderia ser tão memorável quanto seus superiores cadastre-exclamações), Berigan trouxe emoção para cada gravação, ele apareceu diante. Não tinha medo de arriscar durante seus solos e poderia ser um pouco imprudente, mas os sucessos de Berigan e falhas ocasionais foram sempre colorido ouvir, pelo menos até que ele bebeu tudo fora.

 Ele nasceu Roland Bernard Berigan em Hilbert, WI, em 1908, e  era um músico natural como um menino. Levou para a trombeta cedo, e aos 12 anos, estava tocando em uma banda de jovens organizados e liderados por seu avô.

Em sua adolescência,  se ramificou, passando por várias bandas locais e orquestras de faculdade, e em 1928, aos 19 anos,  fez o teste para Hal Kemp e  foi rejeitado na época, pasme por causa de seu tom de voz fina; mas em 1930 ele fez parte da banda de Kemp para sua turnê européia, e também tem que estabelecer os primeiros solos gravados de sua carreira com Kemp.

Após seu retorno aos Estados Unidos, Berigan se juntou à banda de estúdio de Fred Richs na CBS Records, que trazia grandes feras, como Artie Shaw. Participou de dezenas de gravações, além de acompanhar vários artistas Pop.

Berigan logo ganhou uma forte reputação como solista de Hot Jazz  e ele apareceu em diversas gravações, como das The Sisters Boswell e The Dorsey Brothers. Participou também da orquestra de Glenn Miller. Entrou para a história com seu maior sucesso: “ I Can Not Get Started”, que virou padrão de Jazz, regravada inúmeras vezes, além de participar de trilha sonora de diversos filmes. Infelizmente o alcoolismo o matou aos 33 anos em 1942.


Nenhum comentário:

Postar um comentário