Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Charlie Musselwhite: Um dos grandes talentos do Blues branco


O talentoso Charlie Musselwhite
Luís Alberto Alves

Charlie Musselwhite será sempre lembrado como um dos artistas mais importantes do Blues dos brancos, movimento que começou no final da década de 1960. Ganhou destaque pela fidelidade ao estilo e respeito dos fãs. Big Joe Williams disse que Charlie era um dos maiores músicos da harpa, o maior depois de Sonny Boy.

 Ele deixou sua marca nos Estados Unidos ao passar por bandas em Chicago e San Francisco, onde começou a tocar o pai de todas as músicas. Tomou da água da fonte de feras como: Samuel Charter´s , Furry Lewis e Gus Cannon. Apesar que seu primeiro instrumento foi uma guitarra.

 Charlie nasceu no Mississippi em 1944 e logo a família mudou-se para Memphis, depois migrou para Chicago em busca de trabalho. Ali passou a observar artistas da gaita como Little Walter, Shakey Horton, Good Rockin´Charles, Carey Bell e até mesmo Sonny Boy Williamson.

 Seu primeiro disco explodiu nas paradas e passou a tocar no Fillmore Auditorium. Bandas importantes, de grandes artistas iguais Louis Myers, Robben Ford, Fenton Robinson, passaram a contar com seu talento.

Até o final da década de 1980, quando o alcoolismo o deixou doente, fez diversas turnês, lançando vários discos e obteve elogios da crítica. Em 2000 gravou CD misturando Jazz, Gospel, Tex-Mex e Blues do Mississippi. Após entrar na Telarc Blue Records em 2002 prosseguiu na carreira.

O álbum Sanctuary, 2004, saiu pela Real World Records. Cinco depois soltou outro CD, trazendo a agitada “Clarksdale Boogie”. Em 2009 voltou a Alligator e passou apresentar programa de rádio, privilegiando o hit “Sad Beautiful World”, referência à morte de sua mãe de 93 anos durante assalto em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário