Postagem em destaque

@BlackMusicWorld: Isley Brothers, a banda que lançou Jimi Hendrix

Luís Alberto Alves/Hourpress     Rudolph, sentado de chapéu, o lider da banda Isley Brothers que revelou Jimi Hendrix como guitarrista, o vo...

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

The Jones Girls: as doces vozes do The Philly Sound


Entre 1979 e 1984, o grupo The Jones Girls, composto pelas meninas Shirley, Valorie e Brenda Jones interpretaram lindas canções da Soul Music que saíram de Detroit. Foi ali que começaram cantando Gospel e na década de 1960 e início da de 1970 fizeram backing vocal, depois montaram uma banda regional até chegar ao sucesso em nível nacional.

No começo tentaram chegar às paradas gravando no selo de Curtis Mayfield, mas fracassaram. Porém ao entrar como grupo de apoio na banda de Diana Ross, durante turnê no início dos anos de 1970, a situação mudou. Caiu sobre elas o olhar clínico de Kenny Gamble e logo chegaram à International Records do famoso The Philly Sound, que tanto artista de qualidade colocou no mercado.

Logo de cara estouraram com o single "You Gonna Make Me Love Somebody Else", sucesso nas paradas de Soul e Pop e Dance Music. Depois veio a linda balada "We´re A Melody", que trazia a marca do Som da Filadélfia, com arranjos sofisticados e excelentes harmonias.

Individualmente as meninas cantavam muito bem, em conjunto o resultando era excelente. Sob as mãos da dupla Gamble & Huff e com ajuda dos compositores Dexter Wansel e Cynthia Biggs, diversas melodias bonitas passaram a frequentar as paradas dos Estados Unidos. No segundo e terceiros discos brotaram pérolas como "Night over Egypt", "I Just Love The Man", e um cover do hit dos Stylistics, "Children Of The Night".

Mas no auge do sucesso, o grupo trocou a Philadelphia International pela RCA Records em 1984. Não conseguiram repetir a alquimia do The Philly Sound. No ano seguinte a vocalista Shirley Jones seguiu carreira-solo, retornando ao berço da dupla Gamble & Huff, emplacando a canção "Do You get Enough Love". No restante da década de 1980, Shirley continuou gravando esporadicamente.

Nos anos de 1990, o grupo se reuniu para concerto especial e lançou álbum em 1992, direcionado para a Europa. No restante da década, elas se dedicaram à criação de seus filhos e fazendo backing vocal para outros artistas. Em 2000 lançaram o CD The Best Og The Jones Girls, focado nos amantes da Soul Music, com canções bem orquestradas. No ano seguinte morreu Valorie.

Atualmente, Brenda Jones vive em Atlanta e canta com frequência com sua banda de quatro músicos, interpretando  tanto Jazz e R & B, incluindo várias músicas da época em que estava no The Jones Girls. Ela está planejando uma mudança para Nova York e, agora que seus filhos estão crescidos.Shirley Jones também foi para  Atlanta e lançou uma turnê com o musical "Til Death Do Us Part", que viajou por diversas cidades dos Estados Unidos em 2008. Aproveitou para aparecer numa série de concertos na Europa ao lado de Jean Carne, Glenn Jones e Cherelle. Dois anos depois lançou o CD Feels Like Heaven.

Nenhum comentário:

Postar um comentário