Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Ricky Fante: o Otis Redding do século 21

Ricky Fante cresceu estudando música Gospel e Soul. O pai era engenheiro do Metrô e a mãe professora de Ensino Fundamental. Ambos gostavam muito de música. Ricky acabou ouvindo vários tipos de gêneros, incluindo Motown, Jazz e Gospel.

Nesse molho não faltaram as influências, inclusive de Elvis Presley e Ohio Players. Na adolescência chegou assistir show ao vivo de Stevie Wonder em Washington. Ali soube que seria no futuro.
Não demorou para participar de concursos e passou a tocar em público.

Após prestar Serviço Militar na Marinha por quatro anos, mudou-se para Los Angeles em busca da realização do sonho. Ganhou um contrato de gravação após vencer um concurso de talentos local, mas nunca lançou um disco. Conheceu o multi instrumentista Scott Rickett e ambos começaram parceria em composição e execução de canções. Tudo resultou na criação do selo Soul Surfer.

A união de um ex-rocker/surfer (Rickett)  de Huntington Beach com um cantor de Soul ex-fuzileiro naval de Baltimore passou a encher as casas noturnas, inclusive trazendo hits com a pegada da década de 1950. Em 2001 lançaram o álbum Soul Surf, recheado de 11 canções.

Nelas são nítidas as influências de Al Green, principalmente no hit "Who Stole The Soul". Esse CD é a pista da boa visão desfrutada pela dupla.  Não demorou para a Soul Surfer encontrar o executivo Josh Deutshe e o escritor/produtor Jesse Harris, autor do single "Don´t Know Why", sucesso na voz de Norah Jones.

No final de 2002 criaram uma cesta de músicas prontas para gravar e lançar. Fante assinou com a Virgin Records e Rewind chegou às lojas em julho de 2004. O objetivo era trazer a Soul Music de volta, mas de forma atraente e organizada, num casamento natural em sentido tradicional. Por que às vezes as canções precisam ser interpretada com energia, em outras de forma suave.

 O CD\Rewind recebeu  uma enxurrada de elogios da crítica, com o Soul de Fante   sendo comparado com Otis Redding, Wilson Pickett e Sam Cooke. A ouvir o primeiro single do disco, "It Ain´t Easy," certamente temos a sensação de uma música de Redding, interpretada de forma  corajosa, e o ritmo clássico e instrumentação do final dos anos 60 de Memphis. É uma introdução em massa dinamite para este novo artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário