Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Tinsley Ellis: Cantor influenciado por Freddie King e Buddy Guy

Desde criança, o Blues Rock já fazia a cabeça de Tinsley Ellis


Tinsley Ellis despertou para o mundo em 1957, onde nasceu em Atlanta, Geórgia, região castigada pela forte discriminação racial contra os negros. Aos sete anos de idade começou a tocar guitarra, enquanto as outras crianças tinham outros brinquedos. Desde aquela época, no final da década de 1960, buscava inspiração nas bandas, entre elas Beatles, da invasão do Blues Rock britânico.

 Na praia do Rock tomou interesse pelo trabalho de feras como Howlin Wolf, Muddy Waters e John Lee Hooker, além, claro, de guitarristas como Freddie King, Buddy Guy e Magic Sam. Quando foi para a Flórida, em 1979, reuniu alguns colegas de rua e criou uma banda de Blues, que contava com o futuro baixista Fabulous Thunderbirds Preston Hubbard.

 Dois anos mais tarde, ele formou os THeartfixers com gaitista veterano Chicago Bob Nelson. O álbum de estreia ajudou a tornar-se uma das bandas de Blues Rock mais famosa da Flórida. Com a saída de Nelson, mudaram para Landslide e Ellis assumiu os vocais.

O lançamento do álbum ao vivo Cool On de 1986 chamou a atenção da crítica, rendendo turnês nos Estados Unidos e Europa no ano seguinte. Ele pensava em carreira solo, quando lançou o disco Georgia Blue, mas seu contrato caiu nas mãos da Alligator Records. Nos próximos discos tentaram colar sua imagem à de Stevie Ray Vaughan, mas seu talento era suficiente para não usar este tipo de golpe baixo.


 Em 2000 gravou o CD Kingpin, pela Capricorn Records, que faliu pouco tempo depois, deixando Ellis à procura de outro contrato. Conseguiu outro selo e soltou o álbum Hell Or High Water em 2002. Suas convincentes apresentações de R&B, Blues e Rock o fez voltar à Alligator Records para gravar os CDs: Live! Highwayman (2005) e Moment Of Truth (2007).

Nenhum comentário:

Postar um comentário