Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Firmeza e carisma das meninas do Salt-N-Pepa


O feminismo está presente nas canções e atitudes da Salt N Pepa

Luís Alberto Alves

 O grupo Salt-N-Pepa surgiu no final da década de 1980, quando o hip-hop se preparava para se tornar um gênero musical dominado apenas por homens. As gatinhas do Salt-N-pepa, até seus DJs eram mulheres quebrou esse paradigma no hip-hop. Foram as primeiras artistas de rap a cruzar o mainstream pop, lançando as bases para aceitação generalizada desse ritmo no começo da década de 1990.

 As canções do grupo eram compostas de letras feministas, num sexy pop/oriented. Destaque para os hits “Push It” e “Shake your thang”. Elas desafiaram a lógica e foi uma das poucas bandas de hip-hop a desenvolver uma carreira longa. Ao lado de LL Cool J, o trio estourou nos anos de 1980 e 1990, chegando ao auge em 1994 com os hits “Shoop” e “Whatta Man”, chegando ao Top Ten.
A canção "Let´s Talk About Sexy" virou hit Pop até os dias de hoje

 A história delas começa numa loja Sears (que existiu no Brasil durante muitos anos) do bairro do Queens, Nova York, quando a colega de trabalho e o namorado resolveu fazer uma dupla de rap numa música que estava produzindo para Media Arts. Fizeram a resposta a Doug E. Fresh e Slick Rick “The Show”.

 O hit foi lançado como o single de “Super Nature” em 1985. Começava a carreira de Cool & Vicious Cheryl “Salt” James e Sandy “Pepa” Denton. Estouraram nas paradas. A dupla, agora chamada Salt-N-Pepa, assinou com a gravadora indie label Next Plateau. No ano seguinte produziram o disco Hot, Cool & Vicious, que teve a presença da DJ Pamela Green.

 Em 1987 voltaram às paradas com os hits "My Mike Sounds Nice," "Tramp," e "Chick on the Side".  Antes de um DJ de San Francisco fazer o remix do hit “push It” e de “Tramp”. “Push It” virou febre nos Estados Unidos. Acabou nomeado ao Grammy. Dois anos depois soltaram A Blitz of Salt-N-Pepa Hits: The Hits Remixed The remix album A Blitz of Salt-n-Pepa Hits, seguindo do terceiro álbum, Magic Blacks. Rendeu boas críticas e vendeu bem.

 A comunidade hip-hop gostou do disco, apesar de críticas de que as meninas tentavam cruzar hip-hop com Pop. Ficaram oito semanas no topo das paradas de rap e ganharam Disco de Ouro. Outro single do álbum, "Let's Talk About Sex" virou hit Pop até hoje, mais tarde regravaram a canção no estilo rap, com o título de "Let's Talk About AIDS."

Depois gravaram o quarto disco. Assinaram com a Polygram Records. Soltaram o álbum Was Catchy and Sexy Without Being a Sellout. A novidade foi um som novo, sofisticado e o sucesso chegou com o hit “ Shoop” nas paradas pop. O dueto “Whatta Man”, ao lado das meninas do Em Vogue”, rendeu o terceiro lugar nas paradas Pop e R&B de 1994.

 O último single do disco, "None of Your Business," fez pouco sucesso, mas ganhou o Grammy de Melhor Performance de rap de 1995.  Depois as meninas deram um tempo para desfrutar do dinheiro ganho com direitos autorais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário