Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

segunda-feira, 26 de março de 2012

Angela Bofill: outra doçura do R&B


Ouvir Angela Bofill cantar é ter uma massagem suave nos ouvidos. Sua voz de contralto deixa qualquer ambiente  suave. Com sangue latino-americano (é filha de pai cubano e mãe porto-riquenha), ela foi uma das primeiras mulheres a fazer sucesso cantando R&B, primazia das norte-americanas. Mostra disso ocorreu quando apresentou-se, em 1978, ao lado de Ricardo Morrero e seu grupo, acompanhado do coral do Dance Theather do Harlem, no seu disco de estreia Angie.
A partir dai colocou nas paradas hits como "Angel of The Night", "Somenthing About You", "Holding Out For Love" e "Too Tought". Muitos a conhecem por causa da canção "This Time I´ll Be Sweeter" (regravação de Linda Lewis em 1976, que virou trilha sonora da primeira versão da novela da Rede Globo, Anjo Mau, com Suzana Vieira no papel principal). Há razão para a lembrança, visto que na voz de Angela Bofill, acompanhada de excelente arranjo, destacando os teclados, a composição ficou muito bonita, recomendável para qualquer casal apaixonado colocar como trilha sonora em seus quartos.
Aos 57 anos, Angela enfrenta  dureza na estrada do show-biz. Antes na década de 1980 gravou dueto ao lado de Johnny Mathis no hit "You´re a Special Part of Me". Já o álbum Teaser (1983) chegou ao top das paradas de sucesso dos Estados Unidos. A música "I´m On Your Side" marcou forte presença no Top 10 R&B.
 Sua primeira casa foi a Arista Records, antes de assinar com a Capital e trabalhar com o produtor Norman Connors no disco Intuition (1988), seu último grande sucesso, pois nos oito anos seguintes lançou três álbuns de qualidade duvidosa. Nesta época trabalhou como backing vocal de outros artistas, como o Eternity, lançado por Norman em 2000. Longe dos estúdios, aproveitou para realizar turnês pelos Estados Unidos e Europa em shows de Jazz.
 Mas a carga pesada de trabalho resultou num AVC em 2006, paralisando o lado esquerdo do corpo. Para pagar as despesas médicas, amigos realizaram show beneficente, com apoio de uma rádio FM de Nova York. O restante do dinheiro, a Fundação Rhythm And Blues completou. Mas no ano seguinte, ela enfrentou outro AVC e atualmente está afastada das turnês e estúdios. Seu último CD Live From Manila foi gravado num show nas Filipinas, em 2004 e lançado em 2006.

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário