Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Les McCann, outro gênio da Black Music dos Estados Unidos


Radiografia da Notícia

As habilidades de McCann também incluíam sua voz expressiva, terrena e rouca. Ele gravou uma série de álbuns para o Pacific Jazz

Ele assinou contrato com a Atlantic em 1968 e um ano depois gravou o Swiss Movement ao vivo com o saxofonista Eddie Harris 

Ele sofreu um derrame em 1995 que o deixou parcialmente paralisado, mas começou a gravar novamente

Luís Alberto Alves/Hourpress

Depois de deixar o emprego de Gene McDaniels em 1959, o pianista Les McCann evoluiu continuamente seu estilo de hard bop, incorporando seus ritmos característicos baseados em groove em soul-jazz, gospel, R&B e funk. As habilidades de McCann também incluíam sua voz expressiva, terrena e rouca. Ele gravou uma série de álbuns para o Pacific Jazz, começando com The Truth, de 1960. Ele assinou contrato com a Atlantic em 1968 e um ano depois gravou o Swiss Movement ao vivo com o saxofonista Eddie Harris , obtendo performances icônicas de "Compared to What?" e "Hora do pato frio". 

Seu mandato no Atlântico (que durou até 1976) rendeu uma série de títulos populares e dois álbuns consecutivos de jazz-funk elétrico, agora influentes: Invitation to Openness, de 1973, e Layers , de 1974 Mais tarde, ele gravou álbuns de sucesso para ABC Impulse e A&M, incluindo The Man , de 1978 , e depois gravou em indies. Ele sofreu um derrame em 1995 que o deixou parcialmente paralisado, mas começou a gravar novamente, lançando o repleto de estrelas Pump It Up em 2002 e A Time Les Christmas em 2018. Em 2023, a Resonance Records lançou o multidisco de arquivo Never a Dull Moment ! Ao vivo de costa a costa 1966-1967 .

McCann nasceu em Lexington, Kentucky, em 1935. Seus irmãos (um irmão e três irmãs) cantavam na igreja. Seu pai era fã de Jazz e sua mãe gostava de cantarolar árias de ópera. Ele começou a ter aulas de piano aos seis anos, mas depois de apenas algumas semanas, seu professor morreu inesperadamente. McCann continuou aprendendo piano sozinho enquanto recebia treinamento musical formal no Ensino Fundamental e Médio. Tocava tuba na banda marcial e bateria na orquestra.

Solo

McCann ingressou na Marinha e, durante seu serviço, ganhou um concurso de canto que resultou em uma aparição no Ed Sullivan Show, distribuído nacionalmente, em 1956. Depois de ser dispensado com honras, mudou-se para Los Angeles e formou um trio. McCann recusou um convite para se juntar ao Quinteto Cannonball Adderley para se concentrar em sua própria música. O primeiro show do grupo foi tocar no Purple Onion em 1959, abrindo para Gene McDaniels , que os contratou para acompanhá-lo na turnê depois daquela noite. Depois de deixar o emprego de McDaniels , McCann assinou um contrato solo com a Pacific Jazz. Em 1960, Les McCann Ltd. Plays the Truth e The Shout apareceram. Seu estilo funk e comovente no piano influenciou músicos emergentes, ressoou entre os veteranos e era popular entre o público ao vivo.

Ele seguiu com o ainda mais revolucionário Layers em 1973. Mantendo seu trio, e McDonald e Clarke da apresentação anterior, Layers revelou o amor de McCann pelo sintetizador ARP (ele também tocava piano e piano elétrico) e o levou a tentar sua própria versão. criação de uma orquestra com sons de cordas, palhetas, sopros, etc. A banda, por sua vez, manteve-se próxima de uma receita de Jazz-Funk arejado, corajoso. Tanto Invitation to Openness quanto Layers encontraram várias gerações de ouvintes, especialmente entre fãs de música eletrônica e hip-hop.

Ele seguiu com Live at Montreux no final de 1973, com Clarke preenchendo seu quarteto, e completou seu contrato com a gravadora Atlantic com três joias do soul progressista exuberantemente arranjadas, elegantemente orquestradas e criminalmente subestimadas: Another Beginning , de 1974, Hustle to Survive , de 1975 , e Rio Alto, Rio Baixo, de 1976 .

Dupla

Em 2012, McCann conheceu o pianista de jazz Joe Alterman no palco do Blue Note em Nova York. Eles se tornaram amigos rápidos e duradouros, apesar da diferença de idade (mais de meio século). A dupla falou quase todos os dias após aquela reunião. Em agosto de 2023, o jovem lançou Joe Alterman Plays Les McCann: Big Mo & Little Joe, composto por dez originais de Les e "Don't Forget to Love Yourself", co-escrito pela dupla.

Em dezembro, o produtor e detetive de jazz Zev Feldman , em associação com a Resonance Records, lançou Never a Dull Moment! Ao vivo de costa a costa 1966-1967 . Ele capturou os excelentes trios de McCann de meados dos anos 60 tocando no lendário clube Penthouse de Seattle e no The Village Vanguard.


Nenhum comentário:

Postar um comentário