Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Walter Jackson solta voz no sucesso "Feelings"


Radiografia da Notícia
 
 Em meados daquela década, ele teve alguns sucessos sólidos de R&B - "Suddenly I'm All Alone", "It's an Uphill Climb (To the Bottom)", "Speak Her Name", "Welcome Home"

 Jackson também se sentia confortável com saídas ocasionais ao puro pop de clube noturno, sem nenhum traço de R&B

Jackson já havia gravado para a Columbia (e feito um teste sem sucesso para a Motown)

Luís Alberto Alves/Hourpress

Walter Jackson era o soul de Chicago dos anos 60 em sua forma mais doce e, ocasionalmente, mais mainstream. Em meados daquela década, ele teve alguns sucessos sólidos de R&B - "Suddenly I'm All Alone", "It's an Uphill Climb (To the Bottom)", "Speak Her Name", "Welcome Home", " A Corner in the Sun" - sem nunca subir além dos limites inferiores do Top 100. Gravando para o estábulo OKeh, que abrigava os maiores talentos do soul de Chi-Town, ele se beneficiou por um tempo dos serviços de produção de artistas locais os mestres Carl Davis e Curtis Mayfield , que cuidaram dos Impressions , Major Lance , Gene Chandler , e outros. Seus lados empregavam metais e cordas vigorosos semelhantes, mas de uma forma mais suave e urbana; Jackson também se sentia confortável com saídas ocasionais ao puro pop de clube noturno, sem nenhum traço de R&B.

Jackson já havia gravado para a Columbia (e feito um teste sem sucesso para a Motown) quando o diretor de A&R da OKeh, Davis, o viu em um piano bar de Detroit em 1962. Acometido de poliomielite quando menino, Jackson nunca deixou sua deficiência atrapalhar suas ambições musicais. , atuando com muletas. Impressionado com sua voz de comando, Carl Davis pensou em Walter como um cantor do tipo Nat King Cole , e adquiriu material para Jackson de Mayfield , Van McCoy , Chip Taylor e outros compositores de primeira linha.

Apesar do óbvio potencial de crossover pop das gravações de Jackson, ele permaneceu obscuro para os ouvintes brancos. Durante a última parte de sua estadia na OKeh, ele foi transferido do estábulo de Davis para o produtor Ted Cooper . Jackson teve alguns sucessos com Cooper , mas houve pouco sucesso depois do final dos anos 60, embora ele tenha gravado para mais algumas gravadoras antes de morrer de hemorragia cerebral em 1983.

Nenhum comentário:

Postar um comentário