Reportagens com clipes descrevendo histórias de artistas famosos,
principalmente de intérpretes da Black Music, além de destacar a importância do Blues no Showbiz.
Radiografia da Noticia * O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland, as Pointer Sisters * Desde ent...
segunda-feira, 18 de setembro de 2023
Ben Howard, outra estrela da Folk Music do século 21
Radiografia da Notícia
* O ano de 2018 começou com o anúncio do iminente terceiro LP
* Howard abandonou a escola seis meses antes de se formar
* A comunidade do surf provou ser um grande trampolim para Howard
Luís Alberto Alves/Hourpress
Ben Howard é um cantor e compositor britânico que ganhou destaque - ao lado de contemporâneos como Benjamin Francis Leftwich e James Vincent McMorrow - com base em seu LP de 2011, Every Kingdom . Seu canto comovente e seu hábil trabalho de guitarra inicialmente se inspiraram na cena folk britânica dos anos 1970, mas depois funcionaram como Noonday Dream de 2018 , Collections from the Whiteout de 2021 e Is It? utilizou pop mais contemporâneo e, por sua vez, tornou-se referência experimental.
Nascido em Londres em 1987, Howard cresceu em South Devon, onde a coleção de discos folk de sua mãe ajudou a incutir o amor por Joni Mitchell , Donovan e Richie Havens . Howard também desenvolveu um interesse pelo surf, mudando-se brevemente para Newquay, a capital do surf no Reino Unido, onde recebeu créditos por trabalhar em uma revista de surf. Howard abandonou a escola seis meses antes de se formar, convencido pela resposta entusiástica da comunidade do surf à sua música - que, apesar do som folk acústico e da vibração praiana, parecia mais com John Martyn do que com Jack Johnson - e decidiu se concentrar na composição.
A comunidade do surf provou ser um grande trampolim para Howard, que se viu tocando para públicos lotados muito antes de sua música se espalhar para além das praias do Reino Unido. Uma turnê europeia com Xavier Rudd o ajudou a construir um público mais amplo no final de 2008, assim como o lançamento de EPs como These Waters e Old Pine . Quando Howard terminou de gravar seu álbum de estreia, Every Kingdom , em 2011, ele assinou um contrato com uma grande gravadora com a Island Records (a mesma gravadora que já lançou músicas de Martyn ) e alcançou o status de atração principal, graças aos lançamentos. como o EP Burgh Island de 2012 e bases de fãs crescentes na Inglaterra, Alemanha, França e Holanda.Every Kingdom provou ser um lançamento inovador no Reino Unido, rendendo a Howard uma indicação ao Mercury Prize e dois BRIT Awards por British Breakthrough Act e British Solo Male Artist, e eventualmente ganhando disco de platina.
Meses
Para seu tão aguardado segundo álbum, I Forget Where We Were , ele adotou uma abordagem um pouco mais elétrica e foi recompensado com fortes críticas e vendas; estreou em primeiro lugar nas paradas do Reino Unido. Na primavera de 2017, Howard participou de um projeto colaborativo ao lado de vários outros artistas, incluindo Mickey Smith e India Bourne . O sexteto misterioso, chamado A Blaze of Feather, começou a aparecer em festivais de destaque no Reino Unido ao longo do ano, lançando um álbum autointitulado alguns meses depois.
O ano de 2018 começou com o anúncio do iminente terceiro LP de Howard, que ele apresentou com a sonhadora faixa de sete minutos “A Boat to an Island on the Wall”. O Noonday Dream resultante chegou no final de junho. Setembro trouxe um lançamento independente e caracteristicamente reflexivo do lado A triplo com "Another Friday Night", "Hot Heavy Summer" e a experimental "Sister".
Embora o etéreo “Heave Ho” de janeiro de 2019 tenha preenchido a lacuna entre Noonday Dream e seu próximo álbum completo, passaram-se dois anos inteiros antes que ele lançasse mais material. Numa viagem de verão de 2019 por Portugal, Howard absorveu os sons expansivos e cheios de loops do coletivo PEOPLE de Aaron Dessner e prometeu trabalhar com o membro fundador do National .
Derrame
Como resultado, as sessões de Collections from the Whiteout de 2021 aconteceram entre Nova York, Paris e Devon antes de serem concluídas na casa adotiva de Howard em Ibiza. 2022 viu o lançamento de uma versão em vinil de edição limitada do EP de 2012 de Howard, Burgh Island. Ele lançou o exuberante e em camadas Is It?no ano seguinte, que tratou em parte das consequências emocionais de um par de mini-derrames que ele sofreu no ano anterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário