Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Al Dexter: A voz célebre de “Pistol Packin Mama”



Dexter ganhou vários Discos de Ouro

Luís Alberto Alves

Al Dexter ganhou um lugar na música popular quando escreveu "Pistol Packin 'Mama" em 1942. Gravado por ele um ano depois, o single vendeu 3 milhões de cópias - não contando partituras - em menos de dois anos e foi classificada como a terceira música mais popular dos anos de guerra.

 Ambos Bing Crosby (com as Andrews Sisters) e Frank Sinatra gravou " 'Mama de hits, e a canção influenciada pelo som de Nashville impactou os Estados Unidos na década de 1950.

 Ele também influenciou o estilo Honky Tonk que virou contraponto para o som de Nashville. Dono de bar durante os anos de 1930, popularizou esse gênero musical, na época uma gíria para bares barulhentos.

Nascido em Jacksonville, em 1902, começou a tocar na região rica em petróleo do Texas na década de 1920. A crise econômica de 1929 o fez trabalhar de pintor de casas. Nas horas vagas cantava com o grupo Texas Troopers no início da década de 1930.
Até os anos de 1940 gravou para Okeh e Vocalion. Em 1944 emplacou o primeiro grande sucesso nas paradas: “Pistol Packin Mama”, seguido de “Rosalita”. O grande estourou aconteceu em 1944, com “So Long Pal”, além de “Too Late to Worry, Too Blue to Cry”.

Os anos da Segunda Guerra Mundial foram bons para Dexter:  "I'm Losing My Mind Over You"/"I'll Wait for You Dear” ficaram várias semanas nas paradas. Repetiu a dose com "Triflin' Gal"/"I'm Lost Without You”. Em 1946, o hit “Guitar Polka” passou quase quatro meses no topo das paradas. Em seguida veio os hits “Wine, Women and Song”, na cola de “Kokomo Island” e “ Down at the Roadside Inn” e o single “Rock and Rye Rag” e “ Calico Rag”.


 Ganhou 12 Discos de Ouro entre 1943 e 1948. Ganhou um Oscar pela canção “Guitar Polka”. No final de 1940 abriu o próprio clube, em Dallas e ali ficou até se aposentar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário