Postagem em destaque

Burt Bacharach, o maestro e compositor de grandes sucessos

Radiografia da Notícia *  O trabalho de Bacharach naquele filme resultou em dois Oscars: melhor canção e melhor trilha sonora * S uas cançõe...

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Morte de Maurice White deixa Black Music mais pobre


Maurice White foi um dos fundadores da Earth, Wind & Fire
Luís Alberto Alves

A Black Music ficou mais pobre no dia 3 de fevereiro: morreu um dos fundadores da Earth, Wind & Fire, Maurice White. Aos 74 anos, ele já estava afastado dos palcos por causa do mal de Parkinson. Talentoso, durante várias décadas fez os arranjos da maioria dos grandes sucessos da banda que tirou do papel em 1968 em Chicago.  

Dois anos antes, White era baterista da banda Young Holt Unlimited, que estourou nas paradas de todo o mundo com o hit “Soulful Strut”. Nessa época ele conheceria Ramsey Lewis, que ao lado de White, mais tarde, escreveria canções e arranjos de hits que viraram clássicos nos bailes de todo o mundo. Um deles é a balada de 1975 “Reasons”, onde a bela introdução feita com clarinete a imortalizou.

 Nascido em Memphis, terra da inesquecível e legendária gravadora Stax Records, em 1941, na adolescência mudou-se para Chicago e ali começou a trabalhar como baterista na Chess Records, quando conheceu Ramsey Lewis. Num dos hits da Eart, Wind & Fire, gravado em 1979, o talento de White é exposto na canção “September”, até hoje outro grande sucesso do grupo.

 No palco era difícil não reconhecê-lo, por causa dos quase 2 metros de altura e a famosa cabeleira estilo black power. Ao lado do irmão e contrabaixista Verdine White, o vocalista Philip Bailey (a voz fina do hit “Reasons”), o percussionista e vocalista Ralph Johnson, manteve a Earth, Wind & Fire no topo.


 Mesmo quando a doença o afastou das apresentações, o trio Verdine, Bailey e Johnson manteve ativo o DNA da banda, agora com 48 anos de estrada. Com mais de 90 milhões de discos vendidos, seis prêmios Grammy e espaço assegurado no Rock & Roll Hall of Fame, White pode descansar em paz. Entrou para a galeria dos grandes artistas da Black Music.

Nenhum comentário:

Postar um comentário