Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

sábado, 13 de abril de 2013

Aline Barros: uma das maiores cantoras do Gospel do Brasil

Aline Barros é uma da grandes vozes do Gospel brasileiro

    Com dois anos de idade, Aline Barros já tinha carinho pela música ao ouvir o pai tocar violão. Ficava perto dele e começava a cantar, com a voz afinada. Três anos depois a menina começou a cantar em festas de casamentos. Aos nove anos passou a acompanhar o pai e o Ministério de Louvor de sua igreja em apresentações, eventos e cultos.     

  Pouco tempo depois começou a cantar naquele Ministério de Louvor, participando de algumas gravações com o restante dos irmãos em Cristo. Aos 14 anos (1990) gravou sua primeira canção solo "Tua Palavra". O hit ficou 45 dias nas paradas de sucesso das rádios de programação evangélicas do Rio de Janeiro. Aos 16 anos (1992) lançou a canção "Consagração"; outro grande sucesso em todo o Brasil, ocupando o primeiro lugar em execução nas rádios durante nove meses. Curioso que nesta época não era tão comum hits Gospel ter grande destaque, ficando restrito apenas ao público evangélico, pois a maioria das pessoas considerava "careta" este tipo de música, com ênfase na palavra de Deus. Era ato de muita coragem gravar um disco de louvores, enquanto muitos só lançavam álbuns repletos de hits descartáveis.  

    Com 18 anos, ela gravou seu primeiro trabalho profissional, Sem Limites, por um selo independente, depois relançado por sua própria gravadora, AB Records. Em janeiro de 1998 gravou seu segundo CD Voz do Coração. Em outubro de 1999 tornou realidade o sonho de gravar um álbum direcionado ao público infantil, Bom é Ser Criança. No final daquele mesmo ano lançou um CD comemorativo com quatro canções de Natal. O segundo semestre de 2000 trouxe a gravação da coletânea Millenium, produzida pela Indie Records e distribuída pela Universal Music, numa união entre três gravadoras (Indie Records, Universal Music, AB Records) em torno do seu nome. 

  No final de 2000 lançou o CD O Poder do Teu Amor, outra explosão de sucesso. Com folêgo que só Jesus Cristo é capaz de colocar nos pulmões de quem canta louvores não para a glória do mundo, mas para o Senhor, no ano seguinte colocou no mercado a coletânea romântica, Eterno Amor, depois antes de chegar ao fim de 2001 trouxe o CD Mensagem de Paz, ao lado do ex-apresentador do Jornal Nacional, da Rede Globo, Cid Moreira. Em maio de 2002 gravou o CD Bom é Ser Criança Vol. II, com diversos ritmos de louvor como Country, Baladas e Disco Music.

   Em dezembro daquele mesmo ano, Aline gravou um CD ao vivo, para mostrar a alguns críticos  que os bons ministros de louvor não precisam se esconder por trás de play back para cantar. O álbum teve, também, vídeo (VHS) e DVD, no evento Jesus Vida Verão, realizado todos os anos na Praia da Costa, em Vila Velha, Espírito Santo, com aproxidamente 45 mil pessoas na plateia. Com 14 faixas, foram pinçadas as melhores canções de todos os seus CDs. Em 2003 lançou o CD Fruto do Amor, com destaque para a faixa "Digno é o Senhor", outra vez bem executada em diversas rádios evangélicas brasileiras.  

   Em 21 anos de carreira Aline Barros é um dos maiores talentos do Gospel brasileiro. Ganhou 11 Troféus Talento, Cinco Grammy Latinos, Um Dove Awards, Um Troféu Promessas e Um Brazilian International Press Award. Foi a primeira ministra de louvor brasileira a conquistar o Grammy Latino em 2004, além de ter sido indicada por cinco vezes consecutivas em outros anos. Nesta rica e abençoada trajetória já gravou mais de 20 discos, com vários deles premiados com Discos de Ouro, Platina e Diamante. Em todos seus trabalhos mescla Pop, Pop/Rock e Blues. Em 2012 gravou em Paulínea (São Paulo) o DVD Aline Barros 20 anos. O trabalho contou com as participações especiais Michae W. Smith, Abraham Laboriel e Tom Brooks.   


   Nessa caminhada, em dezembro de 2000 foi convidada pela Integrity Music Records para participar de um álbum em espanhol, Más de Ti, gravado ao vivo em Miami, Estados Unidos. Participaram diversos músicos famosos no Pop/Rock, como Paul Wilbur, Don Moen, Chester Thompson (Phil Colins), o baixista Abraham Laboriel, o guitarrista David Cabrera (Ricky Martin) e o saxofonista Justo Almário (Rick Pantoja). Cantou seis louvores, alguns deles em duetos. Produzido por Tom Brooks, da Hosana Music, para o mercado gospel internacional. Dessa parceria com Tom Brooks é aconselhável ouvir o hit "Guarda tua fé", autoria de Kleber Lucas/Alda Célia, autêntico Funk ( o legítimo feito nos Estados Unidos) da época da banda Zapp, com direito até a talking box, igual a usada pelo vocalista Roger. 

  Por meio desse CD, Aline recebeu convite para ministrar em Roma, na Itália, para cantar num evento que reuniu grandes ministros de louvor de todo mundo. No final de 2001, Tom Brooks a convidou para ministrar louvores na maior igreja evangélica do mundo, na Coreia do Sul, na companhia de ministros de louvor de diversos paises. O objetivo do culto "Worship Explosion 2001" foi cantar e orar pela unificação das duas Coreias há mais de 60 anos separadas. Foram três noites de muita adoração ao Senhor, onde muitos homens de Deus clamaram por meio de suas canções, ministros de louvor como: Ron Kenoly (Estados Unidos), Lean Albrecht (Estados Unidos), Rick Muchow (Estados Unidos), Jeff Deyo (Estados Unidos), David Moyse (Austrália), Chris Bowater (Inglaterra) e Bob Fits (Hawai). 

  Os CDs de Aline Barros, atualmente, são muito vendidos em diversos países da América Central, América do Norte e Europa. Em 21 anos de carreira já vendeu 6 milhões de discos. É pastora da igreja Comunidade Evangélica Internacional Zona Sul, no bairro do Flamengo, Rio de Janeiro. Bióloga, é casada com ex-jogador de futebol, Gilmar, que nas décadas de 1990 e começo dos anos 2000 passou por grandes clubes brasileiros. É mãe de um casal de filhos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário