Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Shuggie Otis: o garoto prodígio do R&B

Versatilidade: esta palavra define Shuggie Otis no mundo do show biz


  Na história da música norte americana, Shuggie Otis já tem o nome gravado. Nascido em 1953, ele é cantor, compositor e toca diversos instrumento. É autor de pérolas como "Strawberry Letter 23", gravada por The Brothers Johnnson em 1977, ficando várias semanas nos primeiros lugares da Billboard R&B e também na Billboard Hot 100.Três anos antes alcançou grande sucesso comercial com o hit "Inspiration Information". 

   Otis confirma o ditado popular de que filho de peixe, peixinho é. Seu pai, Johnny Otis foi empresário e um dos pioneiros do Blues, além de músico. O codinome Shuggie é uma abreviação de suggar (açúcar), pois era dessa forma que sua mãe começou a chamá-lo ainda recèm-nascido.  

   Aos dois anos de idade Shuggie começou a tocar guitarra e dez anos depois já se apresentava junto com a banda do seu pai, às vezes disfarçado de óculos escuros e bigode falso, para ter acesso às boates. Além de bom guitarrista, ele também canta. Na infância e adolescência recebeu forte influência do Blues, Jazz e R&B, por causa dos músicos que frequentava sua casa. Não demorou para entrar em contato com Slt Stone, Jimi Hendrix, ainda em início de carreira tocando com a de Black Music, The Isley Brothers e Arthur Lee da Love Band. 

  Em 1969, aos 15 anos, o guitarrista Al Kooper o convidou para participar das gravações do álbum Super Session, no qual estavam inclusos Stephen Stills e Mike Bloomfield. Com 15 anos, Shuggie gravou o disco inteiro num final de semana em que esteve em Nova York. Também participou do disco de Snath & The Poontangs, usando o pseudônimo de Prince Wunnerful.   

   No final de 1969 lançou seu primeiro álbum solo, Here Comes Shuggie Otis, pela Epic Records. Convidou  verdadeira tropa de choque de músicos, incluindo o pai Johnny Otis, Leon Haywood, Al McKibbon, Wilton Felders entre outros. A movimentação chamou a atenção de BB King, que apareceu na edição da revista Guitar Player de 1970, dizendo que que Shuggie era seu novo guitarrista favorito. A partir dai começou a trabalhar com feras do porte de Frank Zappa, inclusive tocando baixo elétrico na faixa "Peaches en Regalia", Etta James, Eddie Vinson, Richard Berry, Louis Jordan e  Bobby "Blue" Bland.  

   A  qualidade do disco abriu as portas para o segundo lançamento em 1971, que contou com o hit " Strawberry Letter 23". O álbum chamou a atenção dos The Brothers Johnnson, com o guitarrista George Johnson colocando o produtor Quincy Jones na área para regravá-lo. Neste segundo disco, Shuggie teve a presença do tecladista George Duke, Aynsley Dunbar, Frank Zappa, Journey, Whitesnake Fame.  

   No ano de 1974 lançou o disco Inspiration Information, que demorou três anos para ficar pronto. Todas as canções foram compostas e arranjadas por ele, que tocou quase todos os instrumentos, exceção de sopro e cordas.  Infelizmente só a faixa título estourou nas paradas da Billboard Top 200. Mas nem tudo terminou mal. O tecladista Billy Preston, considerado por muitos como o quinto Beatle 


 No entanto, apesar de seu impacto tão esperado, Informações Inspiração, mas teve um único (a faixa título) alcançar o Top 200 da Billboard. Após o lançamento do álbum, a Otis foi abordado por Billy Preston em nome de The Rolling Stones, pedindo-lhe para se juntar a banda para a sua próxima turnê mundial. Ele recusou a oferta, juntamente com a oportunidade de trabalhar com Quincy Jones em ajudar a produzir o próximo álbum Otis. Depois de uma série de recusas semelhantes, Otis ganhou a reputação de "tomar seu tempo", e seu contrato de gravação com a Epic Records foi anulado. Obras apenas creditados Otis em todo meados dos anos 1970 foram feitos como músico de sessão para projetos de seu pai de gravação.

O disco Inspiration and Information ganhou um status cult enorme durante a década de 1990, com o surgimento do Rare Groove  e Acid Jazz, Shuggie recebeu  elogios de  Prince e Lenny Kravitz. Em parte devido a este interesse, David Byrne, da gravadora independente Luaka Bop, colocou no mercado uma re-edição do disco Freddon Flight, de 1971, com nova capa e fotos inéditas, além de encarte.

    Acordo com a Sony Music vai render re- lançamento de de Inspiration e Information em CD duplo ainda no primeiro semestre de 2013, adicionado ao álbum virão várias faixas Bônus, incluindo o CD Wings of Love, com material inédito de canções escritas a partir de 1975, além de apresentações raras. .


Nenhum comentário:

Postar um comentário