Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Solomon Burke: da Filadélfia para o mundo

Outro filho da Filadélfia, costa leste dos Estados Unidos, foi Solomon Burke. Um dos maiores cantores de Soul Music, apesar de não ter recebido o devido sucesso comercial a altura do seu talento.
Como Sam Cooke, ele é cria da Igreja Batista, onde era pastor e mantinha um programa de música Gospel. Ali encontrou várias vezes com seu companheiro Martin Luther King.
O fascínio do mundo o seduziu. Na década de 1960 assinou contrato com a Atlantic Records e deixou o evangelho de lado até sua morte em outubro de 2010. Seu primeiro hit foi "Just Out of Reach (Of My Two Open Arms), um cover de country music. Apesar de alegrar a crítica e vender milhões de discos, nunca conseguiu romper a barreira da integração racial, como fizeram Sam Cooke e Otis Redding na mesma época. Um de seus maiores sucesso até hoje é "Cry to Me". Em 1964 escreveu e gravou "Everybody Needs Somebody to Love". O hit acabou regravado pelos Rolling Stone no mesmo ano e por Wilson Pickett.
Em 1987 apareceu no filme The Big Easy cantando o hit " Turn on Your Love Light" e "Down in The Valley". Em 2004 destacou-se na canção "I Pray on Christimas", dos Blind Boys of Alabama, que acabou ganhando o Grammy de Melhor Álbum de Gospel Tradicional. No ano anterior ganhou o Grammy de Melhor Álbum de Blues Contemporâneo com o CD Don´t Give Up On Me, lançado pela Possum Records.
Em setembro de 2006, Burke retornou às raízes norte-americana gravando um álbum country com 14 faixas, produzido por Buddy Miller. Nele incluiu vocais de Emmylou Harris, Dolly Parton, Griffin Patty, Gillian Welch e Loveless Patty. Ficou entre os 60 mais da Billboard.
Neste mesmo ano participou do concerto ao vivo Last Man Standing ao lado de vários astros do Rock e Soul. Fez dueto com Jerry Lee Lewis nas canções "Who Hill The Next Fool Be" e "Today I Started Lovin´ You Again".
Janeiro de 2008 marco sua volta ao estúdio para fazer o álbum Like a Fire, produzido pelo baterista Steve Jordan. Colocou canções escritas por Ben Harper, Eric Clapton, Jesse Harris, Voss Meegan e Steve Jordan. O CD foi nomeado para um Grammy de Melhor Álbum Blues Contemporâneo de 2008.
O ano seguinte ele gravou outro CD chamado Nothing´s Impossible, conduzido por Willie Mitchell no Royal Mitchell Studio de Memphis, no primeiro e único trabalho realizado juntos por ambos.
Para comemorar seu aniversário de 70 anos, em março de 2010, Burke excursionou ao Japão pela primeira vez, antes de fazer uma turnê na Europa, incluindo Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha, Noruega, Bélgica, Sérvia, Bulgária e Suíça. Não pôde terminar sua agenda, ao morrer na Holanda em 10 de outubro de 2010.


.













Nenhum comentário:

Postar um comentário