Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

domingo, 12 de fevereiro de 2012

ConFunkShun: outra grande marca da black music


Outra banda que sacudiu as pistas de dança nas décadas de 1970 e 1980 foi a ConFunkShun, por causa das inúmeras canções que colocou nas paradas de sucesso de todo o mundo. Alguns de seus hits ainda continuam sendo regravados por outros artistas.
Formada no início de 1970 na Califórnia a partir de um grupo de amigos de escola. Seus principais integrantes foram Felton Pilatos (vocalista e multi-instrumentista), Michael Cooper (vocalista), Louis McCall (baterista), Paul Saxman Harrel, Cedric Martin (baixista), Danny Thomas (tecladista) e Karl Fuller (trompetista).
A ConFunk Shun entrou no vácuo da Isley Brothers, Earth Wind & Fire e Commodores, que eram as bandas responsáveis por diversos hits da black music nos bailes de todo o mundo. Após curto período trabalhando com outros nomes, eles escolheram batizá-la de ConFunkShun.
Lançaram algumas versões numa pequena gravadora até assinar com a Mercury Records. Em 1976 entraram nas paradas com a canção "Sho Feels Good to Me". Um ano depois veio outro single: "Ffun" tornou-se outro grande sucesso, chegando aos primeiros lugares das paradas de Soul Music dos Estados Unidos.
Igual máquina de produção, a ConFunkShun passou a lançar diversos hits por mais de uma década. Invadiram os bailes os hits "Ms.Got the Body", "Chase Me", "Too Tight", "Love´s Train" e "Baby I´m Hooked"
Em 1986, a banda perdeu Pilatos para a carreira-solo como produtor ao lado do MC Hammer. Depois foi a vez de Cooper ir embora. Na década de 1990, os dois uniram-se com outros ex-componentes e alguns novatos para turnês como ConFunkShun. A banda renasceu, gravaram um álbum pela Intersound Records em 1996, sendo bem recebido pela crítica. Alegria de um lado e tristeza de outro, visto que o co-fundador Louis McCall morreu assassinado na Geórgia.
A ConFunkShun prossegue em atividade, mantendo a qualidade musical, agora composta por Michael Cooper (vocais/guitarra),  Felton Pilatos (vocais/trombone/teclados), Karl Fuller (trompete), Eric Young (baixo), Ron Moton (sax), Kurt Clayton (teclados) e Darwin Tillary (bateria). Fizeram excelentes compilações de seus maiores sucessos, principalmente da época que estiveram na Mercury Records.
Nos últimos dez anos, a ConFunkShun continua forte. Em maio de 2008 completou 35 anos de estrada. A data foi comemorada num cruzeiro marítimo junto aos seus maiores fãs.




Nenhum comentário:

Postar um comentário