Quando se fala de Soul Music atual, não se pode esquecer do grupo vocal Boyz II Men, um dos melhores na década de 1990. Nathan Morris, Wanya Morris, Shawn Stockman e Michael McCary influenciaram a nova geração de artistas da black music, principalmente por causa de suas harmonias, algo meio em falta atualmente.
Formado na Filadélfia, costa leste dos Estados Unidos, eles foram descobertos pelo produtor Michael Bivins quando invadiram uma festa. Tempos depois a crítica rotulou suas canções de Motownphilly, ou seja a mistura dos arranjos da Motown Records e as doces melodias do Philly Soun, conhecido na década de 1970 como o Som da Filadélfia. Bivins os levou para a Motown e o primeiro álbum Cooleyhighharmony estourou nas paradas dos Estados Unidos. Um dos destaques foi a canção "Hard to Say Goodbye to Yesterday". Com harmonias mais trabalhadas, Boys II Men trouxe o violão e o espírito da velha Soul Music mesclada ao funk eletrônico, tudo recheada com letras bem românticas. A diferença é que os quatro membros do grupo cantavam no mesmo timbre, sem destaque para nenhuma voz, como ocorria com a maioria dos conjuntos nas décadas de 1960 e 1970.
Em 1992, compuseram a trilha sonora do filme Baby Face, de Eddie Murphy. A canção "The End of The Road" explodiu. Dois anos depois, a parceria junto aos produtores LA Reid, Jimmy Jam e Terry Lewis rendeu bons frutos, destacando os hits "I´ll Make Love to You", "On Bended Knee", " Water Runs Dry" e "Thank You". Tudo estava bem até a Motown passar a vender a imagem do grupo como quatro rapazes ingênuos, quando na verdade era escolados nas duras lições ensinadas pelas ruas. Isto provocou crise de identidade.
Mesmo assim eles prosseguiram na trilha do sucesso. O dueto com Mariah Carey no hit "One Sweet Day" foi exemplo disto. Em 1997 erraram o pulo ao apostarem na canção "A Song for Mama". Dois anos depois, Michael Shawn Wayna resolveu sofisticar mais ainda a produção de músicas do grupo. Fracassaram e saíram da Motown, pois perceberam que não recebiam boa promoção de seus discos.
Assinaram com a Arista Records, onde estava o velho amigo LA Reid. Em 2002 lançaram o CD Full Circle. O ano 2004 trouxe a má notícia da aposentadoria precoce de Mike McCary, por causa de uma crônica doença nas costas. Os Boys II Men torna-se um trio. Era o salto para criação do selo próprio. Pela MSM Records lançaram CDs de clássicos da Soul Music. O álbum A Journey Through Hitsville recebeu boas críticas e vendeu bem.
No ano passado completaram 20 anos de estrada preparando o álbum Twenty, com 10 regravações de antigos sucessos e 10 novas canções, algumas com vocalistas convidados. O primeiro single foi "More Than You´ll Ever Know" com Charles Wilson. Não se pode dizer que os novos grupos possam ter os Boys II Men como reverência, como muitos fazem em relação aos Chi-Lites e Ray, Goodman e Brown.
Nenhum comentário:
Postar um comentário