Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Ziggy Elman: O homem que influenciou as big bands



Luís Alberto Alves/Hourpress

Ziggy Elman (nascido Harry Finkelman) teve influência na música de big band, Swing, Jazz e klezmer. Sua interpretação da melodia klezmer "Fralich in Swing", gravada em 1939 com a vocalista Martha Tilton como "E os Anjos Sing", tornou-se um grande sucesso e ainda continua a ser um clássico da era do balanço.

Embora tenha gravado mais de duas dúzias de músicas como líder de banda, Elman é melhor lembrado por seu trabalho com a Benny Goodman & His Orchestra na década de 1930 e a Tommy Dorsey & His Orchestra na década de 1940. Em uma entrevista publicada em 25 de fevereiro de 1939, edição de Collier, Goodman lembrou-se "De volta em 1934 enquanto estávamos tocando para um salão de convenções em Kansas City, Ziggy Elman alcançou sua trombeta, virou-a para o céu e se inclinou para um arranjo de cabeça para um coro de "sussurrar".

Um arranjo de cabeça, se você estiver interessado, significa meramente que Ziggy tomou a melodia de "Sussurrar" sem morte, se tocada a morte, e bordou-a com uma filigrana fantasiosa de decoração musical, cada nota que lhe veio na cabeça no instante antes de explodir. Assim, por improvisação talentosa, Ziggy colocou a vida e entrou na canção, deu-lhe asas. Na gíria musical, ele colocou a pedra nela.

Elman primeiro atraiu a atenção em 1932, quando tocou trombone em uma gravação de Alex Bartha. Quatro anos depois, ele se juntou à orquestra de Benny Goodman. Elman encontrou seu prazer através da música. Quando Harry James se juntou ao grupo, Elman estava satisfeito com o fornecimento de linhas de harmonia para o solo de James.


Seu período mais ambicioso ocorreu em 1938 e 1939, quando gravou 20 músicas como líder de banda. Ele continuou a brincar com Goodman até sair para se juntar à banda de Tommy Dorsey em 1940. Permaneceu como membro destacado do grupo até 1947.

 Embora ele alternasse o trabalho com o grupo de Dorsey e liderasse sua própria banda entre 1947 e 1952, Elman caiu na obscuridade com o passagem da era do balanço. Durante o resto da vida, ele surgiu ocasionalmente para tocar em várias sessões de estúdio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário